Topo

Dois candidatos concorrem à presidência da FIA

01/12/2021 15h48

Paris, 1 dez 2021 (AFP) - Mohammed Bin Sulayem, dos Emirados Árabes, e o britânico Graham Stoker são candidatos à sucessão do francês Jean Todt à frente da Federação Internacional do Automobilismo (FIA), nas eleições para a presidência da entidade em 17 de dezembro.

Todt, que é presidente desde 2009 da FIA, entidade que regulamenta os mundiais de Fórmula 1, Rally (WRC) e o Endurance (WEC), deixará o cargo ao final de seu terceiro mandato.

Mohammed Bin Sulayem, de 60 anos, ex-piloto de rali, catorze vezes vencedor do Campeonato de Rali do Oriente Médio, é atualmente vice-presidente da FIA encarregado de esportes para a região do Oriente Médio. Se eleito, ele será o primeiro não europeu a presidir a entidade.

Graham Stoker, de 69 anos, advogado com formação especializada em esportes, é vice-presidente do conselho de esportes da FIA desde 2009 e braço direito de Todt.

Na chapa de Bin Sulayem está Fabiana Ecclestone, advogada brasileira e sócia de Bernie Ecclestone, ex-presidente e promotor da Fórmula 1, no cargo de vice-presidente de esportes na América do Sul.

Concorre ao lado de Stoker, no cargo de presidente-delegado para a modalidade, o piloto dinamarquês Tom Kristensen, detentor do recorde de vitórias nas 24 Horas de Le Mans (9).

ole/dlo/iga/mcd/lca