PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Simone Biles está inscrita para a final da trave

02/08/2021 08h19

Tóquio, 2 Ago 2021 (AFP) - A superestrela americana da ginástica artística Simone Biles, que renunciou a quatro finais nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 para proteger sua saúde mental e física, está inscrita para a disputa de medalhas da trave na terça-feira (3), de acordo com a lista de participantes publicada nesta segunda-feira (2).

Biles, que conquistou quatro medalhas de ouro nos Jogos Rio-2016, surpreendeu o mundo ao abandonar a final por equipes na terça-feira da semana passada (27). Em seguida, anunciou que não disputaria as finais do individual geral, do salto, das barras assimétricas e do solo.

"Estamos muito animados de confirmar que vocês verão duas atletas americanas na final da trave amanhã - Suni Lee e Simone Biles !! Mal posso esperar para ver vocês duas", anunciou no Twitter a Federação de Ginástica dos Estados Unidos.

Biles apareceu na lista de inscritos publicada pouco antes.

Aos 24 anos, em sua segunda Olimpíada, ela sofre uma crise de autoconfiança, devido à pressão, e a um problema de perda de noção espacial, que a coloca em perigo físico.

A final da trave é a última no programa da ginástica artística feminina e, portanto, a última oportunidade de ver a campeã americana em Tóquio.

A USA Gymnastics, a federação de ginástica dos Estados Unidos, repetiu diversas vezes durante a semana em seus comunicados que o estado de saúde de Biles seria "avaliado diariamente" para decidir sua eventual continuidade na competição.

Biles publica regularmente seu estado de ânimo nas redes sociais: "Tenho o direito de ter limite e de não me sentir mal", escreveu no domingo.

- Estrela dos Jogos Olímpicos - Há três dias, ela publicou um vídeo que mostrava sua queda ao sair das barras assimétricas, explicando em que consiste o fenômeno conhecido pelas ginastas como "twisties", que provoca a perda de noção espacial e pode provocar um acidente.

"Para os que dizem que eu desisti, minha mente e meu corpo simplesmente não estão em sincronia, como podem ver aqui", completou na mensagem com o vídeo.

Depois de um problema no salto na final por equipes, que a levou a deixar a competição, ela explicou com grande sinceridade que precisava enfrentar seus demônios e decidira preservar sua saúde mental, depois de sofrer uma grande pressão por vitórias nas últimas semanas.

Biles foi apresentada durante meses como "A" estrela dos Jogos de Tóquio, com grandes coberturas de revistas e canais de televisão.

A grande campeã americana, cuja participação nos Jogos de Tóquio até agora se resume a uma medalha de prata conquistada pelos Estados Unidos na final por equipes, era considerada a favorita para ao menos cinco medalhas de ouro, assistiu quase todas as finais das arquibancadas.

Biles estava nesta segunda-feira na primeira fila para acompanhar a vitória da compatriota Jade Carey na final do solo. A brasileira Rebeca Andrade ficou em quinto lugar.

dec-es/dr/fp

Esporte