PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Futebol: Brasil vence Arábia Saudita e vai às quartas de final como líder; Alemanha é eliminada

28/07/2021 08h51

Saitama, Japão, 28 Jul 2021 (AFP) - O Brasil segue firme em sua defesa do título olímpico do futebol masculino após vencer a Arábia Saudita (3 a 1) nesta quarta-feira, pela última rodada da fase de grupos: a seleção terminou na liderança do Grupo D e vai enfrentar o segundo colocado da chave C nas quartas de final.

Como já havia acontecido na estreia contra a Alemanha (4-2), o atacante Richarlison foi mais uma vez decisivo contra os sauditas nesta quarta, com dois gols na reta final (minutos 77 e 90+3) de uma partida que começou com o Brasil na frente graças ao gol de Matheus Cunha (14).

Abdulelah Alamri (27), de cabeça, deixou tudo igual provisoriamente.

"Estou muito feliz de estar marcando gols. Tenho que agradecer aos meus companheiros que estão fazendo um excelente trabalho também. Por isso que a bola está chegando redonda lá na frente. Então eu estou aproveitando as oportunidades", comemorou Richarlison, em entrevista à Rede Globo.

"Estamos crescendo durante a competição e agora é mata-mata. Temos que errar o menos possível para que possamos sair vitoriosos", acrescentou.

O Brasil saiu na frente após uma cobrança de escanteio de Claudinho que Matheus Cunha desviou de cabeça para marcar seu primeiro gol nestes Jogos, após o pênalti perdido contra Alemanha (4-2) na estreia.

O Brasil poderia ter ampliado com uma cabeçada de Antony (20) que bateu no travessão, mas foi a Arábia Saudita quem empatou (27) após um cruzamento em uma cobrança de falta de Salman Al-Faraj para a área que Abdulelah Alamri desviou para o gol, também de cabeça.

- Richarlison marca dois -O Brasil desequilibrou na reta final graças a Richarlison, depois que Matheus Cunha (66) desperdiçou uma oportunidade mais cedo ao mandar uma bola para a trave com o gol inteiro livre.

Aos 77 minutos, Dani Alves cobrou falta da esquerda abrindo espaços na defesa saudita e permitindo a Bruno Guimarães alçar a bola de volta ao centro da área, onde Richarlison apareceu de cabeça para desviar ao fundo da rede.

Com o Brasil em vantagem, Richarlison queria se firmar como o artilheiro do torneio, no qual já tem 5 gols, e quase fez seu segundo em uma jogada anulada por impedimento de Malcom.

Nos acréscimos, o camisa 10 brasileiro voltou a comemorar, dessa vez para valer. Ele aproveitou um passe de Reinier e só teve o trabalho de empurrar para o gol.

Em outra partida do Grupo D, a Alemanha (4 pontos) foi eliminada ao empatar em 1 a 1 com a Costa do Marfim, que avançou como segundo colocado, com 5 pontos.

Henrich marcou contra para os marfinenses enquanto Löwen fez de falta para os alemães.

Na primeira posição com 7 pontos, o Brasil aguarda seu adversário nas quartas de final, que será o segundo colocado do grupo C, que tem Espanha, Argentina, Egito e Austrália. Argentinos enfrentam espanhóis enquanto egípcios encaram australianos nesta quarta-feira. Todos têm chances de se classificar.

Pelo Grupo B, a Coreia do Sul goleou Honduras por 6 a 0 e se classificou em primeiro. A Nova Zelândia avançou em segundo lugar ao empatar em 0 a 0 com a Romênia.

djm/psr/aam

Esporte