Topo

Copa da África vai ter 24 times a partir de 2019

20/07/2017 18h05

Rabat, 20 Jul 2017 (AFP) - A Copa Africana de Nações (CAN) vai passar a ser disputada com 24 times, segundo anúncio da Confederação Africana de Futebol (CAF), nesta quinta-feira, e vai ser disputada nos meses de junho e julho a partir de 2019.

O novo formato da competição, que atualmente é disputado a cada dois anos nos meses de janeiro e fevereiro, foi aprovado em assembleia de dois dias sobre o futebol africano, organizada em Rabat.

É uma grande mudança para a competição, que era realizada no meio da temporada europeia de clubes. Times de França e Inglaterra, principalmente, reclamavam de perder jogadores importantes para o torneio durante os campeonatos.

Após a surpreendente eleição do malgache Ahmad Ahmad, o novo presidente da CAF se comprometeu a reformar o futebol africano, há anos sob o comando de Issa Hayatou.

Em seu longo mandato, de 1988 a 2017, Hayatou se negou a mudar a CAN para junho e julho, por avaliar que esses meses são quentes demais no norte da África e úmidos e frios demais no sul do continente.

Antes com 16, a competição agora vai contar com 24 seleções, o que vai ter consequências nos países capazes de receber o torneio.

A partir de 2019, serão necessários pelo menos seis estádios para a disputa, em vez dos quatro atuais. O desafio caiu no colo de Camarões, que vai sediar o campeonato no ano das mudanças.