Topo

Técnicos de Espanha e França vão aproveitar amistoso para testes

27/03/2017 13h36

Paris, 27 Mar 2017 (AFP) - França e Espanha jogam nesta terça-feira no Stade de France, perto de Paris, um amistoso no qual os técnicos, Didier Deschamps e Julen Lopetegui, aproveitarão para fazer testes e dar minutos em campo aos jogadores menos aproveitados.

Lopetegui quer que muitos jogadores que foram convocados por ele nas categorias de base da seleção espanhola ganhem minutos de jogo com a equipe principal, no objetivo de realizar uma transição suave com a geração de jogadores campeões do mundo em 2010 e da Europa em 2008 e 2012.

O amistoso contra a França pode ser uma boa chance para que estes jogadores adquirirem experiência contra um adversário de prestígio e, ao mesmo tempo, poupar alguns dos principais nomes do elenco, que disputam a reta final de uma temporada pesada.

"É uma partida preciosa em um cenário bonito", afirmou no domingo à noite à emissora Onda Cero o técnico espanhol, que reconheceu que "algumas mudanças deverão ser feitas".

Lopetegui conquistou os campeonatos europeus Sub-19 e Sub-21 em 2012 e 2013. Entre os convocados para os duelos contra Israel -vitória por 4 a 1 pelas eliminatórias europeias- e França, o técnico espanhol chamou nove jogadores que foram campeões continentais nas categorias de base.

Lopetegui conhece há anos o goleiro David de Gea, os defensores César Azpilicueta, Nacho Fernández e Dani Carvajal, os meias Asier Illarramendi, Francisco 'Isco' Narváez, Thiago Alcântara e Koke, além dos dois atacantes Álvaro Morata e Gerard Deulofeu.

Também estão no elenco o zagueiro Javi Martínez e o meia Ander Herrera, campeões europeus Sub-21 em 2011, quando Lopetegui fazia parte da comissão técnica das categorias de base da seleção espanhola.

Muitos deles poderiam ter sua oportunidade contra a França, como Deulofeu, que aos 23 anos almeja jogar sua segunda partida na seleção principal, depois da boa temporada que realiza no Milan, após ter estreado em 2014 em um amistoso contra a Bolívia, jogando os últimos onze minutos do jogo.

- Deulofeu e Mbappé,os recém-chegados -Deulofeu chegou a ser comparado com Lionel Messi nas categorias de base do Barcelona. Sua grande capacidade técnica, porém, se une a um certo desleixo na hora de recompor o meio de campo defensivamente, uma característica que freou sua evolução e não permitiu que se firmasse no Barça, no Sevilla ou no Everton, antes de chegar ao Milan. Lopetegui o conhece bem. Juntos, foram campeões europeus Sub-19 em 2012.

O amistoso desta terça-feira colocará frente a frente duas grandes promessas: Deulofeu, que pode começar no banco e entrar durante a partida, e Kylian Mbappé, a sensação de 18 anos desta temporada no Monaco, que atuou por 12 minutos na vitória da França sobre Luxemburgo (3-1), no sábado, e que deverá ser titular contra a Espanha.

"Mbappé tem um potencial tremendo, a sensação que transmite é que é um jogador poderoso e com grande qualidade técnica e capacidade física", resumiu Lopetegui no domingo.

A partida poderia servir também ao técnico francês Didier Deschamps para ver se a dupla Antoine Griezmann e Kevin Gameiro funciona tão bem na seleção francesa como no Atlético de Madri.

"A França é uma equipe cheia de grandes individualidades, mas também com um grande senso coletivo. O técnico está lá há muito tempo, a equipe é muito bem treinada e tem um comportamento mais de clube do que de seleção", elogiou Lopetegui.

A França é um dos três adversários contra a qual a Espanha mais jogou em sua história, junto com Portugal e Itália. Em 34 jogos prévios, a 'Fúria' venceu 15, perdeu 12 e empatou 7.

- Prováveis escalações:

França: Lloris (cap.); Jallet, Koscielny, Umtiti, Kurzawa; Kanté, Rabiot; Dembélé, Griezmann, Mbappé; Gameiro. Técnico: Didier Deschamps.

Espanha: De Gea; Azpilicueta, Ramos (cap.), Javi Martínez, Jordi Alba; Ander Herrera, Thiago, Koke, Isco; Morata, Iago Aspas. Técnico: Julen Lopetegui.