Topo

Del Bosque não é mais técnico da Espanha

30/06/2016 17h43

Madri, 30 Jun 2016 (AFP) - Vicente del Bosque anunciou nesta quinta-feira que deixou o cargo de técnico da Espanha, depois da eliminação nas oitavas de final da Eurocopa-2016, com derrota por 2 a 0 para a Itália.

"Sem dúvida, não tenho intenção de continuar como treinador. Não importa o resultado da Europa, eu já não tinha dúvidas sobre meu futuro", revelou o treinador de 65 anos em entrevista à rádio pública RNE, confirmando informações que já ciculavam desde o início do dia na imprensa espanhola.

Del Bosque comunicou ao presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Ángel María Villar, sua decisão na terça-feira, após a derrota por 2 a 0 para a Itália, de acordo com os diários esportivos As e Marca.

Villar pediu a Del Bosque não tornar pública sua renúncia até a próxima assembleia da RFEF, no dia 15 de julho, ou até que a entidade encontre um substituto.

O técnico levou a Espanha aos títulos da Copa do Mundo de 2010 e da Euro-2012, mas também comandada a 'Roja' na vexaminosa eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo do Brasil-2014.

Ele tinha contrato até o fim da atual Eurocopa e vinha fugindo de dar repostas mais incisivas em relação à sua permanência no cargo.

"Tenho que falar de meu futuro com o presidente e no momento certo farei isso. Conversaremos sobre o que é mais conveniente para o futuro da seleção", declarou após a derrota para a Itália.

De acordo com o jornal espanhol Marca, o principal nome cotado para substituí-lo é Joaquín Caparrós, de 60 anos, ex-treinador do Athletic de Bilbao e do Sevilla.

"Treinar a seleção espanhola é um sonho. É um orgulho para todos os treinadores espanhóis. Mas tomara que Vicente continue, é o melhor técnico possível para a seleção", disse Caparrós ao jornal.

Também foi citado o nome de Julen Lopetegui, recém-demitido do Porto, que levou a seleção espanhol Sub-21 ao título europeu em 2013, lançando jogadores como David De Gea, Koke, Thiago Alcántara o Álvaro Morata, destaques da equipe atual.