Topo

Alemanha vence Eslováquia com facilidade e vai às quartas da Euro

26/06/2016 15h37

Lille, França, 26 Jun 2016 (AFP) - A Alemanha se classificou brilhantemente e sem muita dificuldade às quartas de final da Eurocopa-2016, com uma vitoria tranquila por 3 a 0 sobre a Eslováquia, neste domingo em Lille, e enfrentará por uma vaga nas semifinais o vencedor do confronto entre Itália e Espanha.

No primeiro tempo Jerome Boateng, aos 8 minutos de jogo, e Mario Gomez, aos 43, praticamente definiram a vitória alemã. Julian Draxler, que havia dado a assistência para Gomez em grande jogada individual, foi recompensado com o terceiro gol da 'Mannschaft', aos 17 minutos do segundo tempo.

A Alemanha se deu ao luxo até de perder um pênalti com Mesut Özil, aos 14 minutos de jogo, mas não se abalou e seguiu jogando com muita autoridade, mostrando futebol digno da atual campeã do mundo.

"Tivemos o controle da posse de bola e do jogo. Não deixamos a Eslováquia entrar na partida. Agora vamos esperar para poder analisar nosso próximo adversário, que será duríssimo", afirmou o técnico alemão, Joachim Low.

Nas quartas de final, no próximo sábado em Bordeaux, o adversário da Alemanha será de peso: o vencedor do confronto entre Itália e Espanha, na segunda-feira no Stade de France.

Eficientes no ataque, os alemães, líderes do Grupo C na primeira fase (7 pontos), voltaram a fazer partida muito séria defensivamente e seguem sem sofrer um gol sequer na competição.

Já a Eslováquia, que se classificou com uma das melhores terceiras colocadas da fase de grupos, não chegou nem perto do futebol apresentado na vitória sobre a própria Alemanha (3-1), em amistoso pré-Eurocopa, no mês passado.

Foi a segunda vez desde sua independência, em 1993, que a Eslováquia chegou às oitavas de final de um grande torneio, mas, assim como na Copa do Mundo da África do Sul-2010, não conseguiu superar a primeira fase do mata-mata.

- Domínio de ponta a ponta -Desde o primeiro minuto, a Alemanha deixou claro que queria vencer e convencer.

A primeira grande chance de gol foi aos 7 minutos, em cobrança de falta alçada na área por Toni Kroos que Sami Khedira cabeceou por cima do travessão.

Na jogada seguinte, a 'Mannschaft' não perdoou: em escanteio afastado pela zaga eslovaca, o zagueirão Boateng apareceu na entrada da área para chutar de primeira e contou com um leve desvio no caminho para que a bola passasse pelo goleiro Kozacik.

O gol foi o primeiro do zagueiro do Bayern de Munique com a camisa da Alemanha em 63 jogos pela seleção.

A partida poderia ter sido definida aos 14, quando o árbitro marcou pênalti de Martin Skrtel em Mario Gomez, mas Kozacik acertou o canto e defendeu a cobrança de Özil.

O erro, porém, não desconcentrou a Alemanha, que se manteve hegemônica na partida.

Aos 24, o próprio Özil teve outra chance de ampliar com um belo chute cruzado que passou raspando pela trave eslovaca.

Além da enorme qualidade ofensiva da equipe, a Alemanha ainda pode contar com o melhor goleiro do mundo, Manuel Neuer, que salvou a equipe no único lance de perigo da Eslováquia em toda a partida.

- Draxler faz a diferença -No lance, aos 41, Juraj Kucka subiu mais alto que a zaga e cabeceou com força um cruzamento da direita, mas Neuer voou para buscar a bola praticamente no ângulo.

Antes do intervalo, os alemães chegaram ao segundo gol, de grande valor psicológico, com uma linda jogada individual de Draxler, que recebeu na ponta esquerda, passou como quis por Kucka e tocou para Gomez mandar para as redes de primeira.

No segundo tempo, o cenário da partida continuou o mesmo e a Alemanha chegou ao terceiro gol aos 18 minutos com o próprio Draxler, recompensado pela excelente partida.

O atacante do Wolfsburg, sozinho na segunda trave, aproveitou desvio de Hummels em escanteio para acertar um belo voleio no ângulo de Kozacik.

Com a vitória no bolso, os comandados do técnico Joachim Low se contentaram em colocar a bola no chão e trocar passes no meio de campo, terminando a partida com quase 70% da posse de bola.