Topo

França quer garantir 1º lugar; Romênia e Albânia ainda sonham com vaga

18/06/2016 15h32

Paris, 18 Jun 2016 (AFP) - Todo mundo tem algo em disputa! A França, já classificada, reencontra a Suíça neste domingo para manter a liderança do Grupo A e garantir enfrentar um adversário mais fraco nas oitavas. Atrás dos 'Bleus', suíços, romenos e albaneses ainda acreditam na classificação.

- 1º lugar em jogo -Franceses e suíços, respectivamente primeiros (e classificado) e segundos do Grupo A, se enfrentam em Lille pela liderança da chave. Vantagem para a França nesta partida, já que os 'Bleus' somam seis pontos, enquanto o adversário tem quatro. Um empate basta para a França garantir enfrentar um terceiro colocado nas oitavas, um adversário teoricamente mais fraco. Para o duelo deste domingo, Didier Deschamps deverá poupar alguns jogadores. Após o fracasso da formação 4-2-3-1 contra a Albânia, o técnico francês deverá implementar o 4-3-3, o que significaria a volta à equipe de Paul Pogba e Antoine Griezmann. Olivier Giroud e N'Golo Kanté, pendurados, podem ser preservados para as oitavas de final, dando lugar a André-Pierre Gignac e Yohan Cabaye. A Suíça, que ainda tenta garantir matematicamente sua classificação, não pode se dar ao luxo de promover um rodízio na equipe. Somente Valon Behrami deve ser poupado devido a dores no joelho.

- Romênia e Albânia ainda sonham -Graças à nova fórmula de disputa da Euro, raras são as equipes que chegam eliminadas à última rodada da fase de grupos. Com isso, Romênia e Albânia ainda sonham com as oitavas de final, mas precisam ganhar o duelo direto em Lyon. Nenhumas das duas equipes venceu uma partida até agora. A Albânia, inclusive, perdeu os dois jogos que disputou. Não importa, uma vaga como um dos quatro melhores terceiros colocados ainda está em jogo. Os romenos, com um ponto, podem até sonhar com a segundo colocação da chave, superando a Suíça, que teria que perder para a França. As duas modestas seleções, de características semelhantes (defesa sólida e pouca qualidade ofensiva), terão que ir contra a própria natureza, buscando a vitória desde o início.

- Programação da Eurocopa neste domingo:

Grupo A: Em Lyon (21h00 locais, 16h00 de Brasília): Romênia - França

Grupo A: Em Lille (21h00 locais, 16h00 de Brasília): Suíça - França

Prováveis escalações:

Romênia: Tatarusanu - Sapunaru, Chiriches, Grigore, Filip (ou Matel) - Hoban, Prepelita - Popa, Stanciu, Stancu - Andone

T: Anghel Iordanescu (ROM)

Albânia: Berisha - Husaj, Cana, Mavraj, Agolli - Abrashi, Basa, Xhaka - Roshi, Sakiku, Lenjani

T: Gianni De Biasi (ITA)

Árbitro: Pavel Kralovec (RTC)

França: Lloris (cap.) - Sagna, Rami, Koscielny, Evra - Pogba, Cabaye, Matuidi (ou Sissoko) - Griezmann, Gignac, Payet

T: Didier Deschamps (FRA)

Suíça: Sommer - Lichtsteiner (cap.), Schar, Djourou, Rodriguez - Xhaka, Frei - Shaqiri, Dzemaili, Mehmedi - Seferovic

T: Vladimir Petkovic (SUI)

Árbitro: Damir Skomina (SLO).