Topo

United acerta contratação de Mourinho

26/05/2016 16h56

Londres, 26 Mai 2016 (AFP) - O português José Mourinho chegou a um acordo para assumir o comando do Manchester United no lugar do holandês Louis Van Gaal, relatam vários veículos de mídia britânicos nesta quinta-feira.

Iniciadas oficialmente com a demissão de Van Gaal, na segunda-feira, as negociações terminaram nesta quinta, mas a confirmação oficial pelo clube só deve acontecer na sexta-feira.

O português de 53 anos estava desempregado desde que foi demitido do Chelsea, em dezembro, por conta do início de temporada desastroso do clube londrino, que levou ao título inglês no ano passado.

De acordo com o canal Sky News, 'Mou' terá contrato de três anos e receberá 13 milhões por temporada, com bônus de 6,5 milhões de ganhar a Liga dos Campeões e 2,5 se faturar a Premier League.

A contratação do novo treinador era esperada desde terça-feira, mas ainda faltavam resolver detalhes sobre os direitos de imagem do 'Special One' e a situação do galês Ryan Giggs, ex-craque do clube, que virou auxiliar de Van Gaal.

Mourinho sucede ao holandês, do qual foi o tradutor no Barcelona. Ele terá o desafio de resgatar o brilho do United, que não é mais o mesmo desde que o lendário técnico escocês Alex Ferguson se aposentou, em 2012.

No último sábado, Van Gaal conquistou o primeiro título expressivo da era pós-Ferguson, mas não foi suficiente para apagar a temporada decepcionante, terminada na quinta posição, com eliminação logo na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Em Manchester, 'Mou' reencontrará seu grande rival, Josep Guardiola, que será técnico do Manchester City na próxima temporada, depois de passar três anos no Bayern de Munique.

Os dois são opostos em praticamente todos os aspectos, tanto na personalidade quanto no estilo de jogo, e protagonizaram vários empates memoráveis quando foram o português era técnico do Real Madrid (2010-2013) e o catalão comandava o Barcelona (2008-2012).

A rivalidade entre Real e Barça já era ferrenha, mas é a primeira vez que 'Mou' e Pep treinarão clubes da mesma cidade.

Ibra na miraPara não fazer feio diante dos 'Citizens', o português deve investir pesado em reforços, embora o clube já tenha desembolsado 220 milhões de euros na era Van Gaal.

Um dos nomes mais especulados é o astro sueco Zlatan Ibrahimovic, que pode vir de graça, já que encerrou seu contrato com o Paris Saint-Germain.

"Já fiz minha escolha há muito tempo. Tive ofertas concretas da Inglaterra, da Itália e até de fora da Europa", disse o atacante de 34 anos mais cedo nesta quinta-feira, em entrevista coletiva com a seleção sueca.

Ibra não quis revelar o futuro destino, mas deixou claro que aprovou a ideia de Mourinho ser o treinador do United. "Se você quiser ação, tem que trazer Mourinho. Acho que ele é o homem da situação para levar o clube de volta ao topo. Ele ganhou em todos os lugares por onde passou", lembrou o veterano, que diz ter vivido "momentos fantásticos" sob o comando do português, na temporada 2008-2009.

Mourinho foi campeão nacional em quatro países: Portugal (com o Porto, em 2003 e 2004), Inglaterra (com o Chelsea, em 2005, 2006 e 2015), Itália (2009 e 2010) e Espanha (com o Real Madrid, em 2012).

No âmbito internacional, conquistou a Liga dos Campeões em 2004, com o Porto, e em 2010, com a Inter de Milão, além de ter faturado a Copa da Uefa, versão antiga da Liga Europa, também com o Porto, em 2003.

smg-rba/chc/lg/mvv