Topo

França usará 'todas suas forças' para garantir segurança da Eurocopa

19/05/2016 16h23

Bruxelas, 19 Mai 2016 (AFP) - A França usará "todas as suas forças" para garantir a segurança da Eurocopa de futebol - declarou o ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Marc Ayrault, nesta quinta-feira, após a queda ainda sem explicação de um avião da EgyptAir entre Paris e Cairo.

A Eurocopa acontece de 10 de junho a 10 de julho.

"Nós comprometemos todas as nossas forças (...) para garantir a segurança de todos os que vivem na França e de todos os que vêm, e os que virão, em particular, pela Eurocopa 2016", declarou Ayrault em Bruxelas, ao ser questionado sobre se foram tomadas medidas adicionais para reforçar a segurança nos aeroportos franceses.

O ministro pediu, porém, que "se evite qualquer especulação" sobre as causas do suposto acidente, depois que as autoridades egípcias falaram de um possível "atentado terrorista".

"Evidentemente, desejamos conhecer a verdade e informar às famílias que sentem dor, pena e desespero", mas "não temos, por enquanto, qualquer informação" sobre as causas da queda do aparelho no mar Mediterrâneo, insistiu o chefe da Diplomacia francesa.

Em relação aos aeroportos, o chanceler lembrou que "as medidas de segurança relativas, sobretudo, aos aeroportos foram fortemente reforçadas na França", depois dos atentados de 13 de novembro passado em Paris, e são "constantemente" avaliadas em relação "ao nível da ameaça" terrorista.

"Vocês sabem o quanto temos nos mobilizado para garantir a segurança e, em particular, por ocasião da Eurocopa", insistiu, acrescentando que as autoridades mobilizavam "todas as competências e os meios necessários" e cooperam com outros países com esse objetivo.