Com 10 ouros no dia, Brasil alcança melhor campanha da história no Pan

Com 10 medalhas de ouro conquistadas hoje (3) nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, o Time Brasil já superou a campanha de Lima-2019 e alcançou o melhor desempenho da história na competição continental.

No Pan de Lima, o Brasil obteve 169 medalhas: 54 ouros, 45 pratas e 70 bronzes. Hoje, em Santiago, a delegação brasileira chegou ao número total de 165 medalhas, com 56 ouros, 59 pratas e 50 bronzes. É o melhor resultado da história do Brasil, que ainda tem mais dois dias de disputas.

Em conversa com a reportagem do UOL, Ney Wilson — diretor de alto rendimento do COB — celebrou a marca e destacou a importância do resultado na reta final da preparação para as Olimpíadas de Paris, que começam em 26 de julho do próximo ano.

Avaliamos o trabalho dia a dia e tínhamos uma perspectiva de que hoje ou amanha bateríamos essa meta. Como a gente tem visto, os atletas estão desempenhando muito bem ao lado de confederações e treinadores. É um ponto importante no processo de caminhada aos Jogos de Paris-2024, em que saímos com a autoestima alta e de um ambiente vencedor.
Ney Wilson, diretor de alto rendimento do Comitê Olímpico do Brasil.

A primeira premiação dourada do dia veio com Babi Domingos, na ginástica rítmica, na decisão da bola na final por aparelho. Em seguida, a atleta de 16 anos Maria Eduarda Alexandre também subiu ao lugar mais alto do pódio no arco.

A vela contribui com mais três ouros, com Bruno Lobo (fórmula kite), Martine Grael e Kahena Kunze (classe 49er FX) e Mateus Isaac (IQ Foil). Já no saltos do hipismo, Stephan Barcha foi campeão. Então Lais Nunes ganhou o ouro no wrestling e deixou o Brasil perto do recorde, que veio com Darlan Romani, no arremesso de peso. Depois ainda teve o ouro no conjunto da ginástica rítmica (arcos) e a prata que virou ouro de Marlene Santos nos 400m com barreiras.

"Tudo isso contribui para esse final de preparação e classificação olímpica. Já atingimos a marca de Lima, também, em relação ao número de vagas para os Jogos Olímpicos. Ainda tem mais vagas em disputa e devemos em chegar em torno de 50 a 55 vagas conquistadas. Então, a gente atinge todos os objetivos estabelecidos antes de sair do Brasil", destacou o dirigente.

Veja em quais modalidades o Brasil ganhou o ouro hoje

Ginástica rítmica bola - Babi Domingos

Continua após a publicidade

Ginástica rítmica arco - Maria Eduarda

Vela fórmula Kite - Bruno Lobo

Vela 49er FX - Martine Grael e Kahena Kunze

Hipismo saltos - Stephan Barcha e o cavalo Chevaux Primavera Império Egípcio

Vela IQ Foil - Mateus Isaac

Wrestling - Laís Nunes

Continua após a publicidade

Atletismo arremesso de peso - Darlan Romani

Ginástica rítmica conjunto arcos

Atletismo 400m com barreiras - Marlene Santos

Veja em quais modalidades o Brasil ganhou a prata

Atletismo - 400m barreira - Matheus Lima

Atletismo - Salto triplo - Almir Júnior

Continua após a publicidade

Wrestling - Estilo greco-romano categoria até 77kg - Joilson Júnior

Ginástica rítmica - Arco - Babi Domingos

Ginástica rítmica - Bola - Geovanna Santos

Canoagem - C2 500m - Evandilson Neto e Filipe Vieira

Veja em quais o Brasil ganhou o bronze

Esgrima - Equipe florete masculino - Guilherme Toldo, Henrique Marques, Pedro Marostega e Alexandre Camargo

Continua após a publicidade

Caratê +68kg - Brenda Padilha

Caratê -60kg - Douglas Brose

Vela - Kitesurfe - Maria do Socorro Reis

PROGRAMA DESTINO: PARIS

Durante o Pan 2023, todos os dias o UOL fará a transmissão do programa Destino: Paris, às 19h, para comentar os principais eventos de Santiago com ilustres convidados. Acompanhe aqui.

CANAL RUMO ÀS OLIMPÍADAS NO WHATSAPP

Se você gosta de esporte olímpico, entre no canal de WhatsApp para receber notícias, memes e enquetes sobre todas as modalidades. É só clicar aqui.

Continua após a publicidade
Siga o UOL Esporte no

Deixe seu comentário

Só para assinantes