Botafogo retorna ao NBB com elenco jovem à espera da reestreia de ídolo

A segunda-feira (30) terá dois jogos pelo NBB, com destaque para a partida entre Caxias do Sul e Botafogo. Os cariocas buscam sua primeira vitória em uma temporada especial para o Glorioso, que volta à elite do basquete nacional após quatro anos.

O confronto entre Caxias e Botafogo será hoje, às 20h (de Brasília), no Centro Esportivo do Sesi, em Caxias do Sul. O canal do UOL Esporte no YouTube transmitirá o jogo ao vivo e com imagens.

O retorno do Botafogo ao NBB vem acompanhado de um nome que simboliza seus melhores momentos no basquete. O clube repatriou o norte-americano Jamaal Smith, ídolo alvinegro em sua primeira passagem. No entanto, a tão esperada reestreia segue sendo adiada por problemas burocráticos.

A volta de Jamaal Smith

O armador natural de Los Angeles (EUA) fez do basquete brasileiro a sua casa. Jamaal não conseguiu realizar o sonho de jogar na NBA, como fez o seu pai Robert Smith nas décadas de 1970 e 1980. Depois da frustração, surgiu a oportunidade de migrar para a América do Sul, em 2013.

Smith passou oito temporadas no NBB, três delas no Botafogo. O norte-americano esteve com o Glorioso durante todas as participações do clube na liga — 2017/18, 2018/19 e 2019/20. Mais do que fazer parte do elenco, ele foi um protagonista.

Foi com Smith na armação que o Botafogo conquistou o título mais expressivo de sua história no basquete. O clube carioca se sagrou campeão da Liga Sul-Americana de Basquete em 2019. O time também fez boa campanha no NBB no período, alcançando a semifinal em 2018/19.

O Botafogo deixou o NBB após a temporada 2019/20 — não finalizada por causa da pandemia —, e Jamaal também saiu do clube. Passou pelo Franca, sem o mesmo brilho dos tempos no Alvinegro, e pelo Rio Claro antes de partir para o basquete venezuelano. Depois de uma temporada no Brillantes del Zulia, acertou a volta ao Fogão.

Continua após a publicidade

O retorno foi celebrado por Jamaal e pelo clube, mas ele ainda não pode entrar em quadra. O Botafogo não inscreveu o atleta no NBB, assim como os outros estrangeiros do elenco, Isaac Thornton e Ramiro Santiago. Contatado pelo UOL, o clube não respondeu sobre quando espera regularizar a situação dos jogadores.

Sem Jamaal, quem joga?

O Botafogo tem um dos elencos mais jovens do NBB. Dentre os jogadores inscritos, Patrick é o mais velho com 30 anos de idade, enquanto oito atletas sequer passaram dos 20.

Elenco do Botafogo antes da partida contra o Pato Basquete no NBB
Elenco do Botafogo antes da partida contra o Pato Basquete no NBB Imagem: Wallace Lima/Botafogo

É justamente Patrick quem tem recebido mais minutos em quadra. O ala-armador vem com média de 14 pontos por jogo, e liderou o Botafogo em minutos nas duas partidas que disputou. Apesar do baixo aproveitamento do perímetro, ele já assumiu protagonismo no ataque.

No alto de seus 2,15m, França também é peça-chave na rotação do técnico Miguel Palmer. O pivô com passagens por Flamengo e Unifacisa volta ao NBB após duas temporadas.

Continua após a publicidade

Destaque na Liga de Desenvolvimento, o jovem Luan ganhou espaço como sexto-homem. O ala de 21 anos anotou 24 pontos em dois jogos, com eficiência positiva. Ele é um de nove atletas do elenco que estreia no NBB nesta temporada.

O Botafogo perdeu os três jogos que disputou até agora. Contra o Minas, apenas oito atletas estavam inscritos e o time foi dominado em casa. As partidas contra Pato Basquete e União Corinthians foram mais competitivas, porém o resultado não foi alcançado. Resta saber se a primeira vitória do Fogão no NBB vem hoje ou, assim como Jamaal Smith, terá que esperar mais.

Deixe seu comentário

Só para assinantes