Lais Souza diz que sofreu abuso de cuidadores e que teve medo de ser morta

A ex-atleta Lais Souza, que ficou tetraplégica após um acidente ocorrido há quase dez anos, revelou que já sofreu abuso por parte de cuidadores. Ela, que participou do "Café com Mussi" — canal do ex-BBB Rodrigo Mussi —, ainda disse que teve medo de ser morta após denunciar os ataques.

Agressões sexuais. "Já fui abusada antes, quando tinha quatro anos, e depois do acidente, que foi quando realmente fiquei supervulnerável. Foram abusos inesperados. Eu estava totalmente vulnerável: deitada, dormindo... não estava nem vendo o que estava rolando. E não tenho sensibilidade em 100% do corpo. Sinto que está tudo certo e a pessoa se aproveita daquilo. Se eu deitar de barriga, acabou, não sei o que está rolando porque tenho pouca sensibilidade. São muitos procedimentos que preciso fazer de barriga para baixo. Isso é só um exemplo."

Abusos de homens e mulheres. "A maioria [dos abusos] foi quando eu estava quase dormindo. Já aconteceu tanto com homem quanto com mulher. Com homem gay, mulher gay... é uma parada estranha, mas a gente tem que se educar e 'ver' mais essas coisas. Quem já passou por isso sabe que quem tem que ouvir é o homem hétero, mas também a população em geral. Nosso corpo é nosso corpo, não tem que ser invadido."

Reação pós-violência. "Simplesmente denunciei. Em alguns casos, me deu medo. Fiquei com medo de a pessoa vir atrás e me matar. Não [houve ameaça], só medo e insegurança mesmo."

Dia a dia. "Minha confiança é bem abalada. Para confiar em alguém, tenho saber realmente quem está ali, conversando, convivendo... quando vai entrar um cuidador, a gente fica um bom tempo treinando. Explico para ele como quero. Deixo cada coisa no seu lugar para que não tenha nenhum pontinho em que ele precise dar um passo para lá que eu não saiba. Tento fazer com que tudo esteja no meu controle."

Nova vida após acidente

Em janeiro de 2014, Lais treinava nos EUA para competir nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Ela tentava uma chance no esqui aéreo, mas sofreu uma lesão em uma vértebra da coluna cervical.

Continua após a publicidade

Desde então, a ex-ginasta está em recuperação. Atualmente, ela consegue ficar em pé com o auxílio de equipamentos.

Deixe seu comentário

Só para assinantes