Topo

Com profissionalização, Buenos Aires quer ter maratona mais rápida do mundo

Meia Maratona de Buenos Aires deve receber mais de 20 mil atletas em 2023 - Divulgação
Meia Maratona de Buenos Aires deve receber mais de 20 mil atletas em 2023 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

12/05/2023 04h00

Capital da Argentina, Buenos Aires quer se firmar como palco de uma das maratonas mais rápidas do mundo. Historicamente, Berlim tem a fama, por ter um bom traçado e ser palco de recordes mundiais — das quatro melhores marcas da história, três foram na cidade da Alemanha. Mas a cidade portenha tem investido no esporte para que seja uma opção para os melhores maratonistas do mundo.

"Competir com o recorde mundial é muito difícil porque necessita de mais premiação para atrair os grandes competidores. Mas a Maratona de Buenos Aires funciona como uma plataforma de lançamento para jovens atletas", contou Pablo Vaca, da Fundación Ñandú, lembrando que vencedores da prova já obtiveram ótimos resultados em Majors (as provas mais famosas do mundo) nos anos seguintes.

A Maratona Internacional de Buenos Aires está programada para 24 de setembro e para este ano o percurso foi alterado. Para os organizadores, pode ser a edição mais rápida da história. "Mudamos um pouquinho o trajeto e a largada será em um lugar mais amplo e o percurso está ainda mais plano", continua o organizador.

Além disso, o evento é realizado em uma época do ano que o clima é mais ameno, o que favorece os atletas, e tem uma boa estrutura para os competidores. "É uma corrida muito profissional, com hidratação, serviços de emergência, bom trajeto. Até mudamos a largada da prova para evitar uma subida", explica Vaca.

Além de atrair bons atletas, os organizadores esperam que o evento chame a atenção dos brasileiros. Com o câmbio favorável, a expectativa é de que muitas pessoas resolvam correr pelos grandes cartões-postais de Buenos Aires e aproveitar a estadia para fazer turismo na cidade. Como comparação, quase mil brasileiros estiveram na última edição.

Buenos Aires desponta como destino esportivo

Neste ano, além da Maratona Internacional de Buenos Aires, a cidade terá uma Meia Maratona (21 km) e competições de Ironman e ciclismo. A Meia Maratona de Buenos Aires está programada para 27 de agosto. Segundo a entidade de divulgação da cidade, "Visit Buenos Aires", 80% dos atletas estrangeiros que competem em ambas as provas são brasileiros. Para a maratona deste ano, a cidade espera mais de 10 mil corredores de 30 países diferentes. O dobro de competidores comparecerá à Meia Maratona.

A Gran Fondo Argentina, competição de ciclismo, começa já no mês que vem. O evento deve receber atletas de todas as idades (a partir dos 16 anos) em boas condições físicas. São duas opções de circuitos: 45 km e 90 km — sendo o segundo uma volta a mais pelo percurso, que passa por pontos turísticos como Puerto Madero e San Telmo.

As provas de triatlo, que reúne natação, ciclismo e corrida em competições únicas, vão rolar no bairro de Palermo e serão divididas em duas distâncias diferentes. A primeira é o Triatlon 5150, que vai acontecer em 17 de setembro e tem a expectativa de receber 1.700 atletas. O segundo é o Ironman 70.3, com distâncias maiores, que está marcado para 29 de outubro e 1.400 competidores devem comparecer.