Topo

Quais brasileiros já estão classificados para a Olimpíada de Paris 2024?

Tatiana Weston-Webb comemora título em Portugal em 2022 - Joao Rico/DeFodi Images via Getty Images
Tatiana Weston-Webb comemora título em Portugal em 2022 Imagem: Joao Rico/DeFodi Images via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/04/2023 12h28

O Brasil já garantiu presença em três modalidades dos Jogos Olímpicos de Paris, disputados entre 26 de julho e 11 de agosto de 2024.

O que aconteceu

Tatiana Weston-Webb é o primeiro nome confirmado no surfe. Hoje, a ISA (entidade responsável pelo surfe olímpico), confirmou a vaga da brasileira.

Brasil também está classificado no futebol feminino e no tiro esportivo. As comandadas de Pia Sundhage foram as primeiras a carimbar o passaporte para a capital francesa.

Tati vai para a segunda Olimpíada

Única brasileira no circuito feminino, Tati garantiu vaga através do ranking da WSL. Neste momento, ela é a quinta colocada e luta por uma vaga para o Finals, evento que define o título mundial da modalidade.

Em Tóquio 2020, foi eliminada nas oitavas de final. A brasileira foi eliminada pela japonesa Tsuzuki Amuro.

O surfe na Olimpíada de 2024 será realizado em Teahupo'o, na Polinésia Francesa, a milhares de quilômetros de Paris. Serão apenas três dias de janela para o evento, entre 27 e 29 de julho de 2024.

Futebol feminino abriu a lista

A seleção feminina se classificou ao chegar a final da Copa América no ano passado. As comandadas de Pia levantaram o caneco após vitória por 1 a 0 sobre a Colômbia.

Futebol feminino esteve em todas as edições olímpicas. A modalidade entrou no programa olímpico nos Jogos de Atlanta 1996.

Parou nas quartas em Tóquio-2020. A seleção brasileira foi eliminada, nos pênaltis, pelo Canadá.

Primeira vaga individual veio no tiro esportivo

Philipe Chateaubrian venceu o Campeonato das Américas da CAT na pistola de ar 10m masculina. O resultado assegurou a vaga olímpica para o Brasil.

O atleta, porém, não está garantido em Paris-2024. Isso porque a vaga é para o país e não para o esportista.