Topo

Federação de tênis vai processar Piqué após calote e fiasco, diz jornal

Gerard Piqué em evento da Copa Davis em 2022. - Europa Press News/Europa Press via Getty Images
Gerard Piqué em evento da Copa Davis em 2022. Imagem: Europa Press News/Europa Press via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/01/2023 12h47

A Federação Internacional de Tênis (ITF) está preparando processo contra a Kosmos, do ex-jogador de futebol Gerard Piqué, por romper unilateralmente contrato de investimento na Copa Davis. A informação é do jornal espanhol Sport.

Qual a ligação de Piqué com a Copa Davis?

  • Em 2018, o grupo Kosmos fechou acordo para gerenciar o torneio de tênis. A empresa prometeu investir U$ 3 bilhões na Copa Davis ao longo de 20 anos.
  • Após apenas três edições completas da competição, o grupo Kosmos anunciou sua saída da gestão da Copa Davis, no dia 12 de janeiro.
  • A empresa de Piqué tentou renegociar com a ITF taxa de U$ 40 milhões (R$ 207 milhões, na cotação atual) para manter o controle sobre a Copa Davis, mas não obteve sucesso.
  • O grupo Kosmos não tem recursos para pagar essa taxa nem os U$ 10 milhões (R$ 51 milhões) previstos para os atletas.
  • Com a ruptura unilateral de contrato, a ITF estuda medidas legais pelas dívidas acumuladas e pelos danos à imagem do torneio.

"Entendo este como um projeto de longo prazo. O acordo é de 25 anos". Gerard Piqué, em 2018, na apresentação do acordo entre Kosmos e ITF

Com o grupo Kosmos fora de cena, a ITF volta a tomar conta da Copa Davis. O torneio passou por mudanças significativas em seu regulamento após a empresa de Piqué assumir o controle. Por exemplo, a fase final passou a ser em sede única e com número de jogos reduzido, em comparação ao formato anterior.