Topo

Anunciada por Lula, ministra Ana Moser quer fazer 'revolução do esporte'

Presidente Lula e ministra do Esporte Ana Moser - Ricardo Stuckert/Divulgação
Presidente Lula e ministra do Esporte Ana Moser Imagem: Ricardo Stuckert/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/12/2022 15h32

Apontada ministra do Esporte do futuro governo Lula, a medalhista olímpica Ana Moser falou hoje sobre o convite aceito.

  • Ela diz querer "inverter a lógica de priorizar o alto rendimento".
  • O objetivo central é ampliar o acesso ao esporte com "atendimento em larga escala", com foco em educação e saúde.
  • "Vamos fazer esta revolução, o esporte como direito de todos", escreveu a ministra nas redes sociais.

Recebo esta missão em nome da causa de garantir o direito de todos ao esporte. Este foi o pedido: fazer uma revolução do esporte na educação, saúde, municípios e na vida de todas e todos os brasileiros."
Ana Moser, ministra do Esporte do futuro governo Lula

Ela tem experiência no esporte de base, pois se dedica a políticas públicas desde que se aposentou do vôlei. Moser criou e dirigiu o Instituto Esporte e Educação, que já impactou 6 milhões de crianças e jovens em mais de mil municípios espalhados pelo Brasil.

Ana Moser participou do grupo de transição de Lula, especificamente das discussões sobre esporte. Também é uma das diretoras da organização "Atletas pelo Brasil", uma iniciativa criada há 15 anos por atletas e ex-atletas que lutam pela democratização do esporte no País.

[Queremos] fazer esta revolução, inverter a lógica que sempre colocou como prioridade o esporte [de] rendimento, o topo da pirâmide de uma suposta estrutura que deveria garantir na prática o direito de todos ao esporte, previsto na Constituição."
Ana Moser, ministra do Esporte do futuro governo Lula

Ana Moser foi bronze em Atlanta-1996, a primeira medalha olímpica do vôlei feminino do Brasil. Ela se aposentou em 1999, passou a se dedicar a projetos sociais e adquiriu alguma experiência na máquina pública: já foi diretora do Centro Olímpico do Parque do Ibirapuera, nomeada pela Secretaria de Esportes de São Paulo, e também participou do Conselho Nacional do Esporte, que é ligado ao Ministério do Esporte.