Topo

Fórmula 1

De gigantes a modestos: veja quais são os times dos pilotos de Fórmula 1

Vettel é torcedor do Eintracht Frankfurt, enquanto Alonso nunca escondeu a sua paixão pelo Real Madrid - Montagem UOL
Vettel é torcedor do Eintracht Frankfurt, enquanto Alonso nunca escondeu a sua paixão pelo Real Madrid Imagem: Montagem UOL

Do UOL, em São Paulo

25/08/2022 04h00

Além do automobilismo —paixão que virou profissão—, o futebol também faz parte da vida de pilotos da atual edição da Fórmula 1.

Quando não estão nas pistas e se transformam no próprio "time" dos torcedores, estes esportistas dedicam parte do tempo livre para assistir a jogos de alguns dos principais clubes do planeta.

Alguns deles não escondem a torcida para equipes gigantes do país onde nasceram, casos de Lewis Hamilton e Carlos Sainz, por exemplo.

No entanto, alguns pilotos fazem diferente e, mesmo sem a "comodidade", apoiam times de menor expressão, como Lando Norris e Sebastian Vettel.

É claro que a paixão não atinge todo mundo: há corredores do atual grid que não demonstram tanto interesse, ao menos publicamente, pelo que acontece dentro das quatro linhas dos gramados mundo afora.

Quais são os times de coração dos atuais titulares da F1? Confira abaixo as preferências de cada um:

Lewis Hamilton: Arsenal

Lewis Hamilton, astro da Fórmula 1, posa ao lado do atacante Theo Walcott, que atuou pelo Arsenal, em foto de 2014 - Stuart MacFarlane/Arsenal FC via Getty Images - Stuart MacFarlane/Arsenal FC via Getty Images
Lewis Hamilton, astro da Fórmula 1, posa ao lado do atacante Theo Walcott, que atuou pelo Arsenal, em foto de 2014
Imagem: Stuart MacFarlane/Arsenal FC via Getty Images

Heptacampeão da Fórmula 1, o britânico nunca escondeu que, desde pequeno, é torcedor do Arsenal, time sediado em Londres.

Hamilton, aliás, já participou de jogos festivos com a camisa do clube e chegou a assistir, dentro do Emirares Stadium, a um duelo dos Gunners em 2014. Na ocasião, ele posou com Theo Walcott, então atacante do elenco londrino, antes de uma partida.

George Russell: Wolverhampton

George Russell aparece ao lado de Steve Bull, ídolo do Wolverhampton - Sam Bagnall - AMA/Getty Images - Sam Bagnall - AMA/Getty Images
George Russell aparece ao lado de Steve Bull, ídolo do Wolverhampton
Imagem: Sam Bagnall - AMA/Getty Images

O jovem da Mercedes é outro que não tem problemas em assumir a sua equipe favorita.

Britânico como o seu atual companheiro de escuderia, Russell é fã do Wolverhampton, tradicional time inglês com quase 150 anos de história. Na foto, o piloto aparece ao lado de Steve Bull, ídolo dos torcedores.

Max Verstappen: PSV

Max Verstappen ganha camisa autografada do PSV; piloto da Red Bull é fã do time holandês - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Max Verstappen ganha camisa autografada do PSV; piloto da Red Bull é fã do time holandês
Imagem: Reprodução/Twitter

Atual campeão da categoria, o holandês da Red Bull é apaixonado pelo PSV, um dos principais times de seu país. Recentemente, aliás, Verstappen chegou a alfinetar Hamilton sobre os rumores de que o britânico estaria comprando o Chelsea.

"Pensei que ele era torcedor do Arsenal. Eu sou torcedor do PSV e nunca compraria o Ajax. E, se eu fosse comprar um clube de futebol, eu iria querer ser dono absoluto. [...] Se você é um torcedor do Arsenal e vai comprar o Chelsea, é, no mínimo, interessante. Mas cada um faz o que quer com o próprio dinheiro", disse ele.

Sergio Pérez: América-MEX

Sergio Pérez, da Red Bull, é torcedor do América-MEX - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Sergio Pérez, da Red Bull, é torcedor do América-MEX
Imagem: Reprodução/Twitter

Dono de um currículo já extenso na Fórmula 1, o mexicano Sergio Pérez fala pouco sobre futebol, mas tem o seu clube definido: o América-MEX.

Considerada uma das maiores de seu país, a própria equipe já divulgou mensagens de apoio ao piloto em suas redes sociais antes de provas.

Charles Leclerc: Monaco

Charles Leclerc posa com camisa do Monaco, seu time do coração - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

O monegasco da Ferrari não foge às origens e, assumidamente, é torcedor do Monaco —clube que disputa a 1ª divisão francesa— desde pequeno.

Ele, inclusive, já marcou presença no Stade Louis II e foi homenageado com uma camisa que leva o número de seu carro na F1.

Carlos Sainz: Real Madrid

Carlos Sainz caminha com camisa do Real Madrid ao lado de Fernando Alonso; a foto é de 2018 - Xavier Bonilla/NurPhoto via Getty Images - Xavier Bonilla/NurPhoto via Getty Images
Carlos Sainz caminha com camisa do Real Madrid ao lado de Fernando Alonso; a foto é de 2018
Imagem: Xavier Bonilla/NurPhoto via Getty Images

Sainz é, sem dúvidas, um dos mais fervorosos torcedores do atual grid da F1. Fã do Real Madrid, o espanhol já usou a camisa do time até nos corredores do GP de Mônaco de 2018, quando defendia a Renault e foi fotografado ao lado do compatriota Fernando Alonso.

O atual piloto da Ferrari não se esconde até mesmo nos comentários: em 2019, admitiu que queria ver Neymar novamente no futebol espanhol —mas vestindo a camisa madridista.

Fernando Alonso: Real Madrid e Oviedo

Alonso recebeu camisa e título de "sócio de honra" do Real Madrid das mãos de Florentino Pérez - Juan Naharro Gimenez/Getty Images - Juan Naharro Gimenez/Getty Images
Alonso recebeu camisa e título de "sócio de honra" do Real Madrid das mãos de Florentino Pérez
Imagem: Juan Naharro Gimenez/Getty Images

Assim como Sainz, Alonso é torcedor do Real Madrid —ele chegou a receber o título de "sócio de honra" do time em 2017, durante evento no Santiago Bernabéu que contou com a presença do presidente Florentino Pérez.

Outra equipe que mora no coração do veterano piloto da Alpine, que vai correr pela Aston Martin no ano que vem, é o Oviedo, que disputa a 2ª divisão nacional. A explicação é geográfica: Alonso é da cidade homônima ao clube.

Esteban Ocon: PSG

Nascido em Évreux, comuna que fica a menos de 100 km de Paris, Ocon nunca escondeu o seu amor pelo PSG.

E a torcida não fica declarada apenas em entrevistas protocolares: nas redes sociais, o piloto da Alpine já mostrou, por mais de uma vez, o seu apoio ao clube em jogos importantes —como nas oitavas de final da Champions League da temporada de 2017/2018 diante do Real Madrid.

Pierre Gasly: PSG

Pierre Gasly, piloto da Fórmula 1, abraça Neymar, atacante do PSG - Mark Thompson/Getty Images - Mark Thompson/Getty Images
Pierre Gasly, piloto da Fórmula 1, abraça Neymar, atacante do PSG
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Também francês, o piloto da Alpha Tauri é outro fanático pelo PSG —ao ponto de tornar-se amigo de Neymar, um dos símbolos do atual elenco comandado por Christophe Galtier.

Além de já ter marcado presença no Parque dos Príncipes, o piloto recebeu camisas e tirou foto com outras estrelas, como Mbappé e até o presidente Nasser Al-Khelaifi.

Lando Norris: Bristol City

"Eu tenho dois [times]. Na infância, eu torcia para o Bristol City porque foi onde eu cresci. Meu pai era muito amigo do cara que administrava o clube na época", disse Lando Norris às redes sociais da McLaren, revelando sua preferência futebolística —ele nasceu na cidade de Bristol.

Filho do empresário bilionário Adam Norris, o piloto, no entanto, fez uma menção especial ao Manchester United na conversa, afirmando que torcia para os Reds na época em que Cristiano Ronaldo cumpria sua primeira passagem na equipe, entre 2003 e 2009. Com o português de volta, no entanto, Norris não falou mais sobre um eventual apoio.

Daniel Ricciardo: Manchester United

Michael Carrick, ex-volante do Manchester United, ao lado de Daniel Ricciardo - Julian Finney/Getty Images - Julian Finney/Getty Images
Michael Carrick, ex-volante do Manchester United, ao lado de Daniel Ricciardo
Imagem: Julian Finney/Getty Images

Sem ter o futebol como um esporte popular em seu país, o australiano Ricciardo disse que, desde pequeno, gostou do Manchester United.

Impulsionando sua paixão pela equipe, ele tornou-se um dos melhores amigos de Michael Carrick, ex-volante que é ídolo dos Reds. O corredor chegou a participar do vídeo oficial de despedida do britânico.

Sebastian Vettel: Eintracht Frankfurt

Tetracampeão mundial da Fórmula 1, Vettel vai se despedir das pistas ao final da temporada e uma coisa é fato: ele terá mais tempo para assistir a jogos do Eintracht Frankfurt, seu time do coração.

Sócio vitalício do clube alemão, o piloto da Aston Martin é daqueles que nunca se preocuparam em exibir suas paixões futebolísticas.

Outros pilotos

Há certo mistério por parte dos outros oito titulares do atual grid da F1. Lance Stroll (Aston Martin) nunca falou sobre o tema, mas já foi fotografado em um jogo do Milan.

Valtteri Bottas (Alfa Romeo), por outro lado, já tuitou que não é fã de futebol —apesar disso, mostrou torcida para a Alemanha na final da Copa do Mundo de 2014 pelo fato de o país ter laços históricos com a Finlândia.

Mick Schumacher (Haas) também não é fanático pelo esporte, mas, caso tenha herdado a paixão do pai, apoia o FC Köln.

Yuki Tsunoda (Alpha Tauri), Guanyu Zhou (Alfa Romeo), Nicholas Latifi (Williams), Alexander Albon (Williams) e Kevin Magnussen (Haas) são outros pilotos discretos em relação ao assunto.

Fórmula 1