Topo

Ray Liotta já viveu jogador lendário que acabou banido do beisebol; conheça

Ray Liotta no papel de Shoeless Joe Jackson, lenda do beisebol que acabou banido da MLB - Reprodução
Ray Liotta no papel de Shoeless Joe Jackson, lenda do beisebol que acabou banido da MLB Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

26/05/2022 18h16

O mundo do cinema está de luto pelo falecimento do ator Ray Liotta, que após mais de quatro décadas de carreira foi encontrado morto hoje (26), aos 67 anos. Além da atuação histórica em "Os Bons Companheiros" (1990), ele já viveu o papel de uma lenda do beisebol em um filme lançado no ano interior: Campo dos Sonhos.

O filme é fantasioso, mas tem referências históricas interessantes: um fazendeiro (papel de Kevin Costner) recebe uma espécie de mensagem divina para construir um campo de beisebol. Assim o faz, no meio de um milharal, e desta forma atrai os fantasmas de várias lendas de beisebol. Um deles é Joe Jackson, interpretado por Ray Liotta, à época com cerca de 35 anos.

Joe Jackson foi um jogador de beisebol que fez sucesso nos EUA no começo do século passado. Ele estreou na MLB em 1908, rapidamente se tornou um dos melhores do país e em 1917 foi campeão da World Series com o Chicago White Sox. O time poderia inclusive ter repetido o feito dois anos depois, mas perdeu de propósito para o Cincinnati Reds após vários jogadores terem recebido suborno de apostadores. Um desses jogadores teria sido Joe Jackson.

A participação dele no esquema nunca foi totalmente esclarecida. Ele negou ter perdido de propósito, mas ainda assim foi banido da liga em um julgamento de 2021. Até hoje Joe Jackson tem a terceira melhor média de rebatidas da história da MLB (0.356), mas não está no Hall da Fama da liga justamente por causa do escândalo.

O ator Ray Liotta morreu hoje enquanto dormia, na cidade de Santo Domingo, na República Dominicana, onde estava participando das filmagens de "Dangerous Waters", que precisaram ser interrompidas. Em 42 anos de carreira, ele fez mais de 80 filmes, incluindo "Totalmente Selvagem" (1986) e "Cop Land" (1997).