Topo

Filha de Putin já foi dançarina e vice-campeã mundial de rock acrobático

Katerina Tikhonova, filha de Vladimir Putin, durante o Mundial de rock acrobático, em 2014 - REUTERS/Jakub Dabrowski/
Katerina Tikhonova, filha de Vladimir Putin, durante o Mundial de rock acrobático, em 2014 Imagem: REUTERS/Jakub Dabrowski/

Do UOL, em São Paulo

09/04/2022 04h00Atualizada em 09/04/2022 12h14

A vida da família do presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi movimentada nesta semana com as sanções impostas pelos Estados Unidos a Maria Vorontsova e Katerina Tikhonova, filhas do político russo, devido à guerra na Ucrânia. Mas você sabia que Tikhonova tem um histórico esportivo?

Filha mais nova de Putin, Katerina tem 35 anos e nasceu em Dresden, na então Alemanha Oriental. Ela usa o sobrenome de sua avó materna e se destacou nos últimos anos como praticante de rock acrobático, uma forma de dança atlética e competitiva.

Em 2013, Katerina e seu parceiro conquistaram o quinto lugar no Mundial realizado na Suíça. Em 2014, ele foi vice-campeã mundial na categoria estilo livre.

Anos depois, um centro de rock acrobático foi construído na escola de esportes que Katerina frequentou nos arredores de Moscou.

A filha de Putin também já ocupou o cargo de vice-presidente de expansão e marketing da Confederação Mundial de Rock'n'Roll, mas não exerce mais o cargo.

Fora do esporte, Katerina se formou na Universidade Estatal de Moscou em Estudos Asiáticos e é mestre em física e matemática. Atualmente, dirige um projeto para criar um centro bilionário de pesquisa na universidade, onde também tem um cargo na diretoria.

Segundo a agência Reuters, Katerina se casou em 2013 com Kirill Shamalov, filho de Nikolai Shamalov, amigo de longa data de Putin. Porém, o casamento chegou ao fim em 2018, de acordo com a Bloomberg.