Topo

30 metros: Brasileiro surfa onda que pode ser a maior da história; veja

Marcello De Vico

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

10/03/2022 04h00

O catarinense Vinicius dos Santos pegou no mês passado, em Nazaré, Portugal, o que pode ser a maior onda já surfada na história. Um estudo recente realizado por Douglas Nemes, renomado oceanógrafo especializado em mecânica das ondas, apontou o tamanho de 29,68 metros na bomba surfada pelo brasileiro em 25 de fevereiro de 2022. A medição, porém, ainda não vale como oficial.

Na onda, Vinicius dos Santos surfou de tow-in (modalidade em que o surfista é rebocado por uma moto aquática) e foi puxado pelo também brasileiro Lucas Chumbo, participante do BBB20.

O recorde atual pertence a outro brasileiro, o paulista Rodrigo Koxa, que tem registrada no Guinness Book, o Livro dos Recordes, uma onda de 24,38 metros, surfada em 8 de novembro de 2017, na mesma Nazaré.

Estudo feito pelo oceanógrafo Douglas Nemes, medidor oficial do Gigantes de Nazaré - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

"Segundo essa medição, diz que eu quebrei o recorde. Não quero nada do Koxa, não quero o recorde dele [risos]. Mas é esse meu trabalho, e se foi essa a medição, fico muito feliz. É meu trabalho, minha arte", afirmou Vinicius em entrevista ao UOL Esporte.

Vinicius dos Santos, surfista catarinense de ondas grandes - João Cordas - João Cordas
Imagem: João Cordas

"Ainda vou ajustar com o Douglas umas imagens com qualidade melhor para que ele possa diminuir a margem de erro de confiabilidade. Mas esse foi o resultado que ele deu", acrescentou Vinicius, que agora espera a aferição dos órgãos competentes para entrar —ou não— no Guinness Book ou ao menos voltar a ser finalista do Big Wave Awards da Liga Mundial de Surfe (WSL), o Oscar das ondas grandes, como aconteceu na edição do ano passado.

As imagens já mostram coisas que eu nunca imaginei fazer, e estou muito contente com o que vejo. Posso melhorar, estudar tudo isso e me tornar um surfista bem melhor

"Eu, honestamente, não almejo bater nenhum recorde com essa onda, mas se eu for nomeado novamente para o Big Wave Awards, já acho que é um grande resultado", completou.

Surfista catarinense Vinicius dos Santos pega uma onda estimada em quase 30 metros em Nazaré - @azhiaziam - @azhiaziam
Imagem: @azhiaziam