Topo

Quem são os 5 brasileiros que concorrem hoje ao 'Oscar' das ondas grandes

Lucas Chumbo surfa onda gigante em Nazaré, em 29 de outubro de 2021 - Hugo Silva
Lucas Chumbo surfa onda gigante em Nazaré, em 29 de outubro de 2021 Imagem: Hugo Silva

Marcello De Vico

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

29/10/2021 04h00

Lucas Chumbo, Maya Gabeira, Vinícius dos Santos, Raquel Heckert e Michelle dês Bouillons são os cinco representantes do Brasil no Red Bull Big Wave Awards de 2021, prêmio considerado o Oscar das ondas grandes promovido pela Liga Mundial de Surfe (WSL). Os vencedores serão divulgados na noite de hoje (29), a partir das 19h (de Brasília), em transmissão no site WorldSurfLeague.com.

Entram na disputa ondas surfadas pelos atletas entre março de 2020 e março de 2021, capturadas em vídeo ou foto. Uma premiação de US$ 350 mil (R$ 1,9 milhões) será distribuída em quatro categorias:

  • Onda do Ano - O prêmio da "Onda do Ano" é concedido para quem demonstrar o nível de surfe em ondas grandes mais avançado e comprometido surfando a onda inteira até a sua finalização com sucesso. Além do tamanho total da onda, é levado em consideração, no grande escopo, o nível de desempenho do surfista, conforme o julgamento utilizando as imagens de vídeo disponíveis.
  • Maior Onda na Remada - O prêmio de "Maior Onda Surfada na Remada" será concedido aos surfistas que droparem (descerem) as maiores ondas com a força dos braços e terão que finalizá-las com sucesso.
  • Maior Onda de Tow-In - Os prêmios de "Maior Onda Surfada por Tow-In" são concedidos aos surfistas que surfarem a maior onda com o auxílio do moto aquática para entrarem na onda.
  • Surfista do Ano - O prêmio de "Atleta do Ano" é concedido aos melhores surfistas de ondas grandes, conforme suas performances ao longo dos últimos 12 meses, nas ondas surfadas que foram capturadas em vídeo ou foto.

LUCAS CHUMBO

Lucas Chumbo - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

O local de Saquarema (RJ) já figurava entre os melhores big riders (surfistas de onda grande) do mundo quando deixou de ser um nome conhecido apenas no mundo do esporte radical para virar celebridade nacional. Em 2020, participou do Big Brother Brasil e do No Limite, mas não se deu muito bem nos programas da TV Globo: foi o primeiro a sair da casa no BBB e o quarto eliminado no outro reality, depois de sofrer com problemas gástricos.

Lucas Chumbo, que venceu o Big Waves Awards de 2017/18 na categoria melhor performance, está indicado em duas categorias por uma bomba surfada em Nazaré no dia 29 de outubro de 2020: Maior Onda de Tow-In e Surfista do Ano. A onda é a mesma que pode dar a ele o posto de surfista que surfou a maior onda da história —que até aqui pertence a outro brasileiro, Rodrigo Koxa, com uma marca de 24,38 m.

MAYA GABEIRA

A surfista Maya Gabeira - Ana Catarina/Divulgação Australian Gold - Ana Catarina/Divulgação Australian Gold
Imagem: Ana Catarina/Divulgação Australian Gold

A surfista carioca reconhecida mundialmente é nada menos do que a detentora do recorde de maior onda já surfada por uma mulher, com 22,4 metros de altura. A marca foi alcançada em Nazaré, em Portugal, em 11 de fevereiro de 2020, quando ela bateu seu próprio recorde, que antes era de 20 metros.

Maya Gabeira concorre em três categorias: Maior Onda de Tow-In, Onda do Ano e Surfista do Ano. Ela pegou a onda indicada ao prêmio no dia 5 de fevereiro deste ano, em Nazaré.

VINICIUS DOS SANTOS

Surfista Vinicius dos Santos - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Natural de Florianópolis, Vinicius começou a surfar com três anos e se tornou um especialista em surfe de onda grande na remada —modalidade em que o atleta entra sozinho na onda, "no braço". Entre as principais conquistas da carreira, foi finalista do Campeonato Mormaii Big Wave Challenge na Praia do Cardoso, em Santa Catarina, apresentado pela WSL, em 2018.

Por uma bomba surfada no dia 22 de fevereiro deste ano, Vinicius dos Santos também concorre em três categorias: Maior Onda na Remada, Onda do Ano e Surfista do Ano.

RAQUEL HECKERT

Surfista Raquel Heckert - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Nascida em Niterói (RJ), Raquel Heckert atualmente se divide entre o Havaí e o Brasil e, assim como Vinicius, vem se destacando pelo surfe na remada. Já foi finalista do Big Wave Awards na categoria Melhor Performance e levou o prêmio de Rookie of the Year (revelação do ano) no Big Wave Surf Awards Brasil, de 2018.

Raquel Heckert é a única entre os cinco brasileiros que não concorre ao prêmio por uma onda surfada em Nazaré. Ela pegou a sua bomba em Jaws, no Havaí, no dia 17 de janeiro de 2021, e está listada nas categorias Maior Onda na Remada e Surfista do Ano.

MICHELLE DÊS BOUILLONS

Michelle Dês Bouillons, surfista brasileira - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

A surfista carioca que também atua como modelo e apresentadora de TV nasceu com o surfe na veia. É filha do shaper carioca Jean Noel e hoje se divide entre Rio de Janeiro, Nazaré e Indonésia. É parceira de equipe de Lucas Chumbo e namorada do também big rider Ian Cosenza.

Michelle disputa o prêmio em três categorias: Onda do Ano, Maior Onda de Tow-In e Surfista do Ano. Assim como Vinícius, ela pegou sua onda no dia 22 de fevereiro de 2021, em Nazaré.