Topo

Fórmula 1

Quem é Latifi, carrasco de Hamilton e piloto que 'decidiu' temporada da F1?

Nicholas Latifi, piloto da Williams para a temporada 2020 da Fórmula 1 - ROKiT Williams Racing/Divulgação
Nicholas Latifi, piloto da Williams para a temporada 2020 da Fórmula 1 Imagem: ROKiT Williams Racing/Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/12/2021 12h22

Quando tudo parecia definido no GP de Abu Dhabi, com Hamilton liderando a corrida com uma boa vantagem a cinco voltas do fim, um acidente envolvendo Nicholas Latifi, piloto da Williams, mudou o rumo da competição. Após a entrada do safety car na pista, Max Verstappen se aproveitou dos pneus novos, fez ótima ultrapassagem na última volta e se tornou o novo campeão do mundo.

Mas, afinal de contas, quem é Nicholas Latifi, o piloto da Williams que marcou apenas sete pontos na temporada e, mesmo assim, acabou 'decidindo' o rumo do campeonato a favor do holandês?

O canadense Nicholas Latifi é filho de um bilionário iraniano - Michael Latifi. Ele ingressou na Fórmula 1 como piloto de testes da Renault, em 2016. Em janeiro de 2018, foi o piloto reserva da Force India. Além disso, entre 2017 e 2019, ele disputou a Fórmula 2 pela equipe DAMS.

Sua relação com a Williams começou em 2019, quando foi anunciado como piloto reserva e de testes da construtora britânica. Em 2020, ele se tornou piloto titular ao lado de George Russell, substituindo Robert Kubica.

Apontado nos primeiros anos como um 'piloto pagante', isto é, que traz capital para as equipes, Nicholas Latifi foi aprovado por Jost Capito, chefe da Williams, por seu desempenho. O dirigente declarou em agosto que tinha a intenção de renovar com o canadense.

Roteiro semelhante ao do primeiro título de Hamilton

Se Hamilton sofreu com uma batida no fim da corrida que possibilitou a ultrapassagem de seu rival direto na briga pelo título nesta temporada, em 2008, ano do primeiro título do inglês, o roteiro foi parecido, mas a "sorte" sorriu para o então piloto da McLaren.

Na ocasião, Felipe Massa, então na Ferrari, disputava o título com Hamilton. O piloto brasileiro venceu a prova e somava pontos suficientes para ser o campeão. No entanto, o britânico contou com a falta de ritmo do carro de Timo Glock e, com esta ultrapassagem, voltou a ficar em primeiro na classificação geral, levando o Mundial naquele ano.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Na corrida que definiu o título de 2008, Lewis Hamilton ultrapassou Timo Glock na última volta - e não Jarno Trulli, como foi informado.

Fórmula 1