Topo

Fórmula 1

OPINIÃO

Seixas: "Norris errou. Se tivesse obedecido a McLaren, teria vencido"

Do UOL, em São Paulo

26/09/2021 13h03

Você tem 21 anos e está perto de conquistar sua primeira vitória na carreira como piloto de Fórmula 1. Logo atrás, está Lewis Hamilton, tentando se aproximar do seu carro. Começa a chover e sua equipe te chama para trocar os pneus. O que você faria? Lando Norris optou por desobedecer à ordem da McLaren e continuar na pista. Para azar do britânico, a chuva aumentou e, com pneus inadequados para as condições da pista, viu Hamilton ultrapassá-lo e ganhar o GP da Rússia neste domingo (26).

No Fim de Papo F1, live pós-corrida do UOL Esporte - com os jornalistas Fábio Seixas e Flavio Gomes - a aposta de Norris esteve no centro das discussões. Para os comentaristas, ele não deixou de ser um piloto promissor por conta da estratégia arriscada de permanecer na pista mesmo em condições adversas.

"O Norris errou. Sejamos cartesianos: se ele tivesse obedecido a McLaren e entrado nos boxes, muito provavelmente teria vencido o GP da Rússia. Ele desobedeceu e terminou a prova em sétimo. Mas é o tipo de situação em que o cara está no carro tem 21 anos, prestes a vencer pela primeira vez. Ele já viu gente que arriscou e venceu e resolveu pegar o caminho do risco. Não é que ele jogou as chances pela janela. Mas sendo racionais, se ele tivesse entrado nos boxes quando a equipe mandou, teria vencido a corrida", analisou Seixas.

Gomes chamou a atenção para o fato de o companheiro de equipe de Norris ter parado para trocar os pneus. "Basta ver que o Ricciardo parou. Uma coisa é fazer isso quando está em quinto, sexto, sétimo. Outra é ao estar em primeiro lugar em uma corrida , para ganhar sua primeira prova na vida. Acontece. Naquele final muito tenso, com água em alguns pontos da pista e em outros não, o cara está em primeiro e a McLaren o chama. Ele diz 'não', passa e o Hamilton vai para o box. É o tal do 'besta ou bestial'", observou.

Apesar da aposta de Norris ter se revelado ruim, Seixas elogiou a ousadia de Norris. "A drenagem de Sochi é uma porcaria. Não existe. É tudo plano. É no estacionamento do parque olímpico. Choveu três voltas e encheu de água, não teve como segurar. Arriscou, tentou. Se tivesse conseguido, estaria no Olimpo do automobilismo. Não conseguiu, vida que segue. Ele vai vencer outras corridas na vida e está de parabéns. Fez uma corridaça. Melhor um piloto que arrisca do que um que fala 'ah não, vou parar aqui'", disse.

Gomes também não lamentou o azar do piloto da McLaren. "Vocês está em primeiro nessa situação e meio sem saber o que fazer. Imagina se ele para na frente do Hamilton. Seria capaz de o Hamilton continuar. É duro saber quando acreditar na sua intuição e quando tem de fechar os olhos cegamente e fazer o que a equipe está mandando", concluiu.

Não perca! A próxima edição do Fim de Papo F1 será em 10 de outubro, após o GP da Turquia.

Fórmula 1