PUBLICIDADE
Topo

Fórmula 1

F1: Hamilton faz valer a experiência no GP da Rússia e chega à 100ª vitória

Do UOL, em São Paulo

26/09/2021 10h35

Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu o Grande Prêmio da Rússia hoje. Após uma largada não tão positiva, o piloto britânico trouxe emoção para a reta final da corrida. Nas últimas voltas, o heptacampeão colocou sua experiência em jogo e garantiu o primeiro lugar no Autódromo de Sochi. Esta foi sua 100ª vitória.

A corrida ficou marcada por muita intensidade e constantes ultrapassagens. A disputa constante entre Lando Norris e Lewis Hamilton na reta final da prova fez com que tudo fosse decidido realmente nos últimos instantes, principalmente após a chuva que complicou a situação de todos os pilotos.

O segundo colocado foi Max Verstasppen, da RedBull. Após largar em último lugar depois de sua equipe optar pela troca de motor, o holandês fez uma boa corrida e ficou próximo a Hamilton, impedindo que o britânico abrisse uma boa vantagem na disputa do Mundial. Hamilton agora lidera o campeonato, com dois pontos a mais que Verstappen. Carlos Sainz, da Ferrari, fechou o pódio.

A Fórmula 1 volta somente no dia 10 de outubro, com o Grande Prêmio da Turquia, no Circuito de Istambul. O UOL Esporte fez um resumo do que foi a manhã movimentada no Autódromo de Sochi. Confira abaixo:

Hamilton 100 - Divulgação - Divulgação
Lewis Hamilton conquista sua 100ª vitória na Fórmula 1
Imagem: Divulgação

Largada limpa e Sainz na frente

As luzes se apagaram e o Grande Prêmio da Rússia teve uma largada limpa e repleta de emoção e surpresas. Norris fez uma boa saída, mas, na primeira curva Carlos Sainz, da Ferrari, tomou a ponta da prova.

Diferente de Daniel Ricciardo e Lance Stroll, que fizeram uma boa largada, Fernando Alonso tentou surpreender e passou direto na curva inicial, que estava a 800 metros do ponto de partida.

Lewis Hamilton, que saiu em quarto lugar, não teve o melhor dos desempenhos. O britânico chegou a ficar com a sétima colocação em determinado momento. Ainda na primeira volta, ele chegou a ultrapassar Alonso, ficando com a sexta posição.

Briga pela liderança

Os protagonistas do início do GP foram os dois primeiros colocados Carlos Sainz e Lando Norris. Em diversos momentos, eles protagonizaram momentos de muita intensidade pela primeira colocação.

Na 13ª volta o britânico da McLaren fez uma ultrapassagem limpa e voltou para a primeira colocação. Depois disso, até a sua parada, o jovem de 21 anos conseguiu manter a frente da prova.

Verstappen on fire!

O holandês começou no último lugar. Na sétima volta, Max já estava na 14ª colocação após deixar Valtteri Bottas para trás em uma ultrapassagem durante a curva.

Na metade da prova, o piloto da RedBull mostrou muita eficiência e chegou a ficar perto de assumir mais protagonismo para a reta final. Porém, após a parada, o atual líder da temporada voltou para a briga na décima segunda colocação, atrás de Ricciardo, o que dificultou um pouco em seu desempenho.

Mesmo diante de todas as adversidades, Verstappen finalizou a prova em segundo lugar. A reviravolta devido a chuva nas voltas finais foram fundamentais para as mudanças na classificação final.

Hamilton 'trabalhando quietinho'

O britânico começou a prova com dificuldades na largada. Em determinado momento, ele chegou a ficar com a sétima colocação. Na metade da corrida, o piloto da Mercedes estava na terceira colocação e tendo Daniel Ricciardo como alvo de ultrapassagem, o que se confirmou após uma parada demorada do piloto da McLaren.

Na volta 25, Hamilton assumiu o segundo lugar e colocou Norris em uma situação bem desconfortável. Depois de sua parada, Lewis voltou para a disputa em uma posição não tão favorável para a reta final do GP.

Reta final agitada e molhada

Hamilton vence em Sochi - Lars Baron - Formula 1/Formula 1 via Getty Images - Lars Baron - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
Lewis Hamilton vence o GP da Rússia com pista molhada por chuva repetina nas voltas finais
Imagem: Lars Baron - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Nas últimas voltas, Hamilton trocou de pneu por conta da chuva, fazendo valer a experiência. Norris optou por seguir na pista com pneus slick e teve seu desempenho totalmente comprometido quando a chuva apertou. Ele mal conseguia manter seu carro na pista e acabou forçado a ir aos boxes. Acabou terminando em sétimo, abrindo caminho para a centésima vitória do heptacampeão mundial.

Parou antes do final!

Faltando 20 voltas para o final, Mick Schumacher abandonou a prova. O piloto da Haas foi informado que um problema técnico em seu carro faria com que ele precisasse deixar a prova.

Veja a classificação do GP da Rússia:

1º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
2º - Max Verstappen(HOL/Red Bull Racing)
3º - Carlos Sainz Jr (ESP/Ferrari)
4º - Daniel Ricciardo (AUS/McLaren)
5º - Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
6º - Fernando Alonso (ESP/Alpine)
7º - Lando Norris (ING/McLaren)
8º - Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo)
9º - Sergio Pérez (MEX/Red Bull Racing)
10º- George Russell (ING/Williams)
11º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
12º - Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin)
13º - Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri)
14º - Esteban Occon (FRA/Alpine)
15º - Charles Leclerc (MON/Ferrari)
16º - Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo)
17º - Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri)
18º - Nikita Mazepin(RUS/Haas)
19º - Nicholas Latifi (CAN/Williams)
Não completaram:
Mick Schumacher (ALE/Haas)

Fórmula 1