Topo

Por que Neymar foi banido da Twitch? Plataforma explica o que aconteceu

Do UOL, em São Paulo

10/11/2020 07h50Atualizada em 10/11/2020 13h33

Lembra do dia em que o atacante Neymar divulgou o número do companheiro Richarlison e do amigo Cris Guedes na plataforma Twitch?

Este foi o motivo, segundo o próprio site de streaming, do banimento temporário da conta do camisa 10 do PSG. Neymar, diante da punição, ficará uma semana sem poder utilizar a ferramenta.

"Neste dia, Neymar acidentalmente revelou o número de um amigo [Richarlison] durante a transmissão. Mais tarde, neste mesmo dia, ativamente engajou sua comunidade ameaçando divulgar o número de telefone de um outro amigo [Cris Guedes], o qual foi divulgado ativamente via chat, faltando apenas um número", iniciou, via comunicado ao UOL Esporte na noite de ontem, a equipe da Twitch.

Em um story no Instagram, o jogador brincou com a situação. Ele legendou um vídeo dizendo: "Mostrei sem querer o número do Richarlison #TirameuBAN" e falou sobre a situação ao lado do colega da seleção brasileira.

"E aí rapaziada, fui banido da Twitch acho que, se eu não me engano, por sete dias por causa do pombo", disse Neymar apontando para Richarlison, que respondeu: "Por causa do pombo?! [Isso] é para você aprender." Em seguida eles caíram na gargalhada.

A plataforma afirmou que "este segundo incidente se encaixa em uma diretriz da comunidade e de moderação classificada como 'Threats to Share Sensitive Personal Information' (Ameaças de compartilhar informações pessoais confidenciais), e por isso, uma suspensão de sete dias será concluída para a conta de Neymar."

Por fim, a Twitch diz que, apesar de entender que Cris Guedes é um amigo pessoal do atacante, "a plataforma não pode permitir, independente de quem seja, que o seu serviço seja usado para causar alguma situação desagradável para um terceiro que não está complacente com o fato."

Assíduo na plataforma

Esta foi a primeira vez que Neymar foi punido da Twitch. Ele chegou a reunir 110 mil espectadores durante uma partida de Among Us e CS:GO recentemente.

Vale lembrar que casos de banimento não são raros na Twitch — e nem permanentes. A plataforma possui uma série de restrições a conteúdos protegido e vem aplicando punições a streamers famosos nos últimos dias.

Na semana passada, Neymar protagonizou uma cena engraçada durante uma transmissão na plataforma. O jogador foi "trollado" e levou um susto dos seus amigos enquanto estava concentrado na live