Topo

Piloto Matheus Barbosa morre após acidente na SuperBike em Interlagos

Matheus Barbosa - Reprodução/Motorsport
Matheus Barbosa Imagem: Reprodução/Motorsport

Do UOL, em São Paulo

08/11/2020 16h14

O piloto Matheus Barbosa, de 23 anos, morreu hoje após um forte acidente durante a quinta etapa do SuperBike Brasil, no autódromo de Interlagos. A morte foi confirmada pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).

O competidor vinha em uma disputa acirrada por posição, mas perdeu controle de sua moto na subida da curva Junção e passou reto, parando apenas em uma estrutura de metal posicionada atrás das barreiras de segurança.

A corrida teve de ser interrompida faltando dez voltas para o fim. Não houve cerimônia de pódio. Matheus havia largado em terceiro e estava disputando posição no momento do acidente. Ele foi atendido ainda na pista, mas não resistiu aos ferimentos.

Natural de Anápolis (GO), o piloto era uma dos nomes mais promissores da SuperBike, com um currículo vitorioso na SuperSport 600, Yamalube R3 Cup Pro, no Paulista Yamalube e na Copa Kawasaki Ninja 300.

Categoria na berlinda

A morte de Matheus Barbosa é mais uma a colocar em xeque a segurança da categoria, que nos últimos anos vem sendo marcada por acidentes graves que tiraram a vida de outros jovens pilotos: Sérgio dos Santos, Rogério Munuera, Danilo Berto e Mauricio Paludete.

O campeonato chegou a ser paralisado recentemente, mas retornou após a tomada de medidas de segurança e a formação de uma associação de pilotos, com supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo.

Confira o comunicado oficial divulgado pela SuperBike Brasil sobre a morte de Matheus Barbosa

Com imensa tristeza o SuperBike Brasil comunica o falecimento do piloto Matheus Barbosa na prova da categoria SBK Pro válida pela 5ª Etapa do Campeonato 2020, realizada neste domingo (08/11) no Autódromo de Interlagos-SP.

O acidente ocorreu na curva da Junção, um trecho com áreas de escape e sem nenhum histórico de acidentes graves. Matheus foi atendido pela equipe médica mais próxima em menos de 60 segundos. Ainda assim, apesar de todos os esforços, infelizmente ele não resistiu aos ferimentos. As causas do acidente ainda são desconhecidas e estão sendo apuradas pelas autoridades competentes.

Em respeito ao nosso querido Matheus, e sobretudo a família, todas as atividades do dia foram imediatamente encerradas, as demais provas restantes canceladas e a corrida na qual o acidente ocorreu imediatamente interrompida em bandeira vermelha.

Matheus, natural de Anápolis - GO, era um piloto altamente experiente e com títulos em sua carreira, entre eles de Campeão Brasileiro da SuperSport. Possuía todas as credenciais necessárias como piloto e atendia todos os rígidos protocolos de segurança em vigor. Dentre os mais de 350 pilotos do Campeonato Matheus contava, entre outras características psicológicas, com o mais rápido índice de resposta e reflexo atestado pelos exames psicotécnicos anuais, semelhantes aos realizados na aviação comercial civil.

Cumprindo a legislação a Organização comunicou a Polícia, e todas as medidas relativas a perícia e demais providencias estão sendo tomadas.

A prova decorria dentro de todas as condições de segurança estabelecidas pelas autoridades competentes.

Nesse momento a Organização tem como prioridade dedicar total atenção e suporte a família do Matheus.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado em versão anterior deste texto, Matheus Barbosa pilotava uma moto Suzuki no momento do acidente, não Kawasaki, e o comunicado foi divulgado pela SuperBike Brasil, não pela CBM. As informações foram corrigidas.