Topo

Athletico

Athletico reverte liminar da Globo e irá exibir o Brasileiro em PPV próprio

Athletico/Site Oficial
Imagem: Athletico/Site Oficial

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

12/08/2020 19h21

O Athletico Paranaense conseguiu reverter no início da noite de hoje (12) a liminar obtida pela Globo que impedia o clube de transmitir a partida contra o Goiás pelo Campeonato Brasileiro no seu serviço de assinatura para sócios próprio, o Furacão Play. A decisão foi assinada pelo desembargador Leonel Cunha, da 4ª Câmara Cível da Justiça do Paraná. A liminar foi obtida cerca de 30 minutos antes do jogo, previsto para 19h15 e era originária de uma ação civil pública de uma associação de sócios do Athletico.

No despacho, obtido pelo UOL Esporte, Leonel Cunha deferiu um efeito suspensivo para a decisão que favorecia a Globo, afirmando que a Globo precisa na verdade "ajuizar demanda a fim de fazer valer as consequências jurídicas que, em seu entender, advém de contratos entabulados com terceiros", afirmou o desembargador no despacho.

Em outras palavras, Leonel Cunha afirmou que a Globo não pode impedir o Athletico de exibir o jogo em seu pay-per-view próprio, e sim que deve processar a entidade caso se sinta lesada. Além disso, Cunha afirmou que "nos termos em que foi proposta a ACP, não é possível garantir ao clube o direito de transmitir o que quer que seja e, em consequência, tampouco é possível, por meio do Agravo de Instrumento, impedi-lo de fazer o que quer que seja".

A Globo pode recorrer da decisão em outras esferas da Justiça do Paraná, ou até mesmo em esferas maiores, como o STJ (Superior Tribunal de Justiça). Com isso, Athletico vai exibir o jogo contra o Goiás e outras partidas previstas em casa no Furacão Play sem custos para sócios atuais e a R$ 24,90 para novos clientes.

Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, o clube está recebendo uma consultoria da Livemode, empresa que a produção das transmissões dos jogos da Copa do Nordeste. Para trazer um público que não torce para o Athletico, mas que deseja ver as partidas, os jogos terão um sinal duplo de transmissão no aplicativo.

A primeira será uma transmissão totalmente dedicada aos torcedores do Athletico, com tom clubista. A segunda será mais profissional, neutra e sem tomar partido para o Athletico. Além disso, haverá a possibilidade de torcedores assistirem apenas a um jogo avulso futuramente, pagando um valor ao clube. O Premiere, pay-per-view da Globo, tem uma modalidade parecida.

O Athletico está respaldado principalmente no fato da Medida Provisória 984, que dá o direito de transmissão de uma partida para o mandante do jogo. O clube não tem contrato com a Globo para pay-per-view, enquanto possui acordo para TV aberta com a emissora carioca, além de TV por assinatura com a Turner.

Athletico