Topo

De quedas à glória na Rio-2016: superação é mantra em carreira de Hypolito

Diego Hypolito exibe a medalha de prata para os torcedores presentes no ginásio - Marko Djurica/Reuters
Diego Hypolito exibe a medalha de prata para os torcedores presentes no ginásio
Imagem: Marko Djurica/Reuters

Do UOL, em São Paulo

01/12/2019 10h33

Aos 33 anos de idade, Diego Hypólito decidiu se aposentar da carreira na ginástica artística. O paulista de Santo André fez história pelos solos do mundo inteiro e se tornou um dos maiores atletas brasileiros após uma trajetória construída por quedas e superações.

Diego embarcou no mundo da ginástica por influência da irmã Daniele Hypólito e se especializou nas provas de solo e salto. Aos 15 anos, o ex-atleta mostrou que tinha um futuro promissor: conquistou nada menos do que três medalhas de ouro, uma prata e três bronzes no Campeonato Nacional Brasileiro de 2001.

Em seu currículo, Diego carrega nada menos do que 69 medalhas em etapas de Copa do Mundo e dois campeonatos mundiais. E não para por aí. O ginasta também é dono de oito premiações em Jogos Pan-Americanos e de uma fatídica prata olímpica.

Falando em Olimpíada... A glória no maior evento esportivo do planeta é almejada por todos os atletas de alto rendimento. E é claro que Diego também sempre quis chegar lá. Em Pequim-2008, após passar em primeiro lugar na classificatória do solo, o agora ex-atleta foi para a sua primeira decisão olímpica com chances de ganhar a primeira medalha da história da ginástica para o Brasil. Uma queda sentado, no entanto, o deixou apenas em sexto lugar na decisão.

Quatro anos depois, a nova oportunidade finalmente chegou em Londres. Aos 26 anos de idade, o bicampeão mundial decepcionou mais uma vez. Ainda na classificação para a final dos Jogos Olímpicos de 2012, Diego caiu de cara no chão e viu a tão sonhada medalha ir embora mais uma vez.

A superação veio em 2016, justamente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Diego Hypólito espantou fantasmas e se livrou de traumas para conquistar a primeira medalha em Olimpíadas. Com o apoio da torcida, o paulista cravou sua apresentação e foi prata no solo em terras brasileiras.

"Hoje é o dia mais emocionante da minha vida. Eu me propus a vir aqui depois de cair de bunda, de cara e me sentir humilhado. Aqui, caí de pé", declarou Diego, muito emocionado na época.

Depois disso, Diego ficou quase dois anos afastado da ginástica para se recuperar de lesões causadas pelo esporte. Ele retornou às competições internacionais em março deste ano, para a Copa do Mundo em Baku, no Azerbaijão.

Já se despedindo da vida de atleta, Diego atuou como comentarista nos Jogos Pan-Americanos de Lima, neste ano, e chegou a dizer, em outubro, que tentaria uma vaga nas Olimpíadas do ano que vem.

Mas ontem, Diego, então, decidiu anunciar sua aposentadoria. O anúncio foi feito durante sua participação no programa Altas Horas, da TV Globo.

"Hoje foi um programa muito especial para mim. Eu estou anunciando minha aposentadora da ginástica, que foi a melhor coisa que já vivi na minha vida, tudo o que eu passei. Foi tudo muito bom de verdade", disse o atleta, chorando.