PUBLICIDADE
Topo

Patrícia Freitas confirma tricampeonato e primeiro ouro brasileiro na vela

Patricia Freitas comemora a conquista do ouro na vela do Pan de Lima - Guillermo Arias / Lima 2019
Patricia Freitas comemora a conquista do ouro na vela do Pan de Lima Imagem: Guillermo Arias / Lima 2019

Do UOL, em São Paulo

09/08/2019 16h20

Patricia Freitas confirmou nesta sexta-feira o primeiro ouro brasileiro na vela e dos Jogos Pan-Americanos de Lima e seu tricampeonato ao completar a regata final da classe RS:X (prancha-vela) na segunda posição.

A brasileira chegou para a regata final precisando apenas largar para ter sua medalha confirmada e foi superada apenas pela americana Farah Hall, que mesmo vencendo a medal race, não conseguiu ir ao pódio, terminando na quarta posição. A medalha de prata ficou com a argentina Celia Tejerina e o bronze com a peruana Maria Bazo.

Outro ouro que já estava garantido e foi confirmado com a regata desta sexta-feira foi o de Gabriel Borges e Marco Grael na classe 49er. Os brasileiros terminaram a medal race na terceira colocação, enquanto os argentinos Yago e Klaus Lange venceram a regata e ficaram com a prata. O bronze ficou com os canadenses Alexander Heinzemann e Justin Barnes.

Na classe Laser, Bruno Fontes conquistou a medalha de prata ao completar a regata final na terceira posição. Ele precisava ficar à frente do guatemalteco Juan Maegli e do americano Charles Buckingham para levar o ouro, mas conseguiu superar apenas o americano. Maegli completou em segundo lugar e levou o ouro, enquanto o bronze ficou com o barco dos Estados Unidos.

Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino ficaram com o bronze na classe Nacra 17 ao completarem a regata final na terceira posição, enquanto o barco dos Estados Unidos, com Riley Gibbs e Anna Weis, levou o ouro mesmo chegando em segundo lugar na medal race. A prata ficou com os argentinos Mateo Majdalani e Eugenia Bosco, vencedores da regata.

Já na classe masculina do RS:X, o brasileiro Brenno Francioli acabou sem medalha ao terminar a medal race na terceira colocação, enquanto o velejador Mack Eerenbeemt venceu a regata e garantiu a primeira medalha de Aruba na história dos Jogos Pan-Americanos, com o bronze. O ouro foi conquistado pelo argentino Bautista Saubidet e a prata ficou com o americano Pedro Pascual.