Topo

Pan 2019

Erlon Souza desmaia no meio da água e dupla do Brasil desiste de final

Erlon de Souza é carregado de cadeira de rodas após passar mal durante prova da canoagem - Danilo Borges/Secretaria Especial do Esporte
Erlon de Souza é carregado de cadeira de rodas após passar mal durante prova da canoagem Imagem: Danilo Borges/Secretaria Especial do Esporte

Demetrio Vecchioli

Do UOL, em Lima (Peru)

27/07/2019 15h27

O que era para ser uma disputa digna de final olímpica nos Jogos Pan-Americanos se transformou em um grande susto para o Brasil neste sábado (27). Erlon Souza e Isaquias Queiroz faziam disputa parelha contra o barco cubano, medalhista no último Mundial, quando Erlon caiu sobre a canoa. Já haviam sido percorridos cerca de 450 dos 1.000 metros da prova da Albufeira de Medio Mundo, a 180 quilômetros de Lima.

Era a final do C2 1.000m, prova em que Erlon e Isaquias foram prata na Olimpíada do Rio. A delegação do Brasil estava perto da linha de chegada, aguardando uma disputa ferrenha contra os cubanos, mas Erlon não chegou nem à metade da prova. Enquanto ele estava caído sobre o barco, seu companheiro gritava desesperado pelo bote.

O bote motorizado não demorou a chegar e retirou Erlon, que foi levado até a terra firme. Novamente carregado, foi colocado no chão e atendido pelos paramédicos. Depois de alguns minutos, saiu de cadeira de rodas, coberto por uma manta de alumínio, e tapando o rosto enquanto chorava copiosamente. Foi para o centro médico, de onde saiu cerca de meia hora depois.

"O Erlon teve um quadro de gripe na semana passada. Aparentemente, ele se recuperou. A preparação foi para estarem bem. Por volta dos 450 metros, ele teve esse mal súbito e teve que parar. Nós vamos averiguar com calma, fazer exames para ver o que está acontecendo com ele, respeitar o momento do atleta para que ele possa se recuperar e avaliar o que vai ser feito no ponto de vista clínico depois", explicou o chefe de equipe da canoagem velocidade, Alvaro Kloslowisk.

Acompanhado do diretor de Esportes do COB, Jorge Bichara, que também estava em "Medio Mundo, Alvaro contou aos repórteres que não conversou com Erlon antes de o atleta ser levado de volta ao hotel andando e consciente. Ele não falou nada até agora. Esse momento é de ajudar ele, dar carinho e é isso o que a gente vai fazer para que ele se sinta bem."

A tendência é que Erlon só seja levado a Lima para fazer exames mais detalhados no domingo, depois de descansar neste sábado. Ainda que na Olimpíada agora permita dois barcos por país nas provas individuais, no Pan o limite de um barco por país segue existindo. Assim, Erlon não competiria novamente no Pan de qualquer jeito. No C1 1.000m, a outra prova da canoa masculina, Isaquias venceu sua bateria eliminatória mais cedo neste sábado e volta à água na segunda-feira para a final.

Sem seus maiores rivais, os cubanos Sergey Torres Madrigal e Fernando Jorge conquistaram a medalha de ouro, vencendo com 3min32s276. A prata foi para os canadenses Craig Spence e Drew Hodges e o bronze para os mexicanos Guillermo Quirino e Rigoberto Camilo.

Nas outras provas do dia o Brasil foi bem. Ana Paula Vergutz venceu sua série no K1 500m e está na final, assim como Vagner Souta no K1 1.000m. As finais das duas provas vão acontecer na segunda-feira.