Topo

Medalhista olímpica, Yane Marques segue sem patrocínio e vira estagiária em academia

Yane Marques exibe medalha de bronze histórica para o Brasil no pentatlo moderno  - REUTERS/Darren Staples
Yane Marques exibe medalha de bronze histórica para o Brasil no pentatlo moderno Imagem: REUTERS/Darren Staples

Luiz Paulo Montes

Do UOL, em São Paulo

20/10/2012 06h00

No dia 12 de agosto deste ano, Yane Marques entrou para a história do esporte do Brasil ao conquistar um inédito bronze olímpico no pentatlo moderno. Mas sabe o que mudou na carreira esportiva dela depois disso? "Nada", responde a pernambucana. Por enquanto, só mesmo o reconhecimento do público aumentou. Sem patrocínio pessoal mesmo após o pódio, ela sobrevive com uma verba que recebe do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e do Exército.

Dois meses depois do sucesso em Londres, Yane tem vivido uma rotina um tanto quanto diferente. Prestes a se formar em Educação Física no Recife, ela, há um mês, tem uma vida de estagiária. Para cumprir uma das exigências para se formar, a pentatleta arrumou um 'bico' na academia em que malha na cidade. Não recebe nada, mas, desta maneira, estará apta para receber o diploma. 

"Eu faço faculdade, e faço estágio na musculação da academia em que eu treino. Então faço o meu treino e depois fico lá ajudando. Faz um mês que comecei, mais ou menos. É só um estágio curricular, então é tranquilo. Quando tenho que faltar, para viajar e competir, posso cumprir as horas depois. Meu chefe não briga não (risos). Estou lá para me formar mesmo", afirmou Yane ao UOL Esporte

Aliás, é na faculdade que Yane curte a "fama" pós-medalha. Os companheiros de sala e até mesmo de outros cursos tietam bastante a atleta, e os pedidos de foto são frequentes. 

"Foto o pessoal sempre pede, mas é normal. Ali todo mundo é ligado ao esporte, já que estamos cursando Educação Física (risos)", diz Yane, que guarda a medalha olímpica junto a outros prêmios conquistados ao longo de sua carreira, em uma caixinha em sua casa.

Enquanto curte o reconhecimento público também nas ruas, Yane segue em negociações para tentar fechar ao menos um patrocinador pessoal. Desde agosto, algumas conversas não evoluíram e outras ainda estão em andamento, com possível desfecho positivo para a pernambucana. 

"Eu estou atrás de alguma coisa, esperançosa de que vá acontecer. Por enquanto, nada. O bronze não me ajudou muito. Não sei dizer o que faltou (risos)... Algumas empresas entraram em contato comigo, nós mandamos projetos e estou aguardando. Eu mandei projetos para outros lugares também.. Vamos ver o que acontece", completou.