Topo

Jornal inglês alfineta Novak Djokovic e o elege 'Covidiota do ano'

Novak Djokovic no ATP 500 de Viena em 2020 - Thomas Kronsteiner/Getty Images
Novak Djokovic no ATP 500 de Viena em 2020 Imagem: Thomas Kronsteiner/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

23/12/2020 15h27

O tenista sérvio Djokovic ganhou uma eleição um tanto quanto indigesta no Reino Unida. O jornal inglês 'Daily Mail' o elegeu 'covidiota' do ano, após a organização de uma série de eventos em meio a pandemia de covid-19.

"Foram vários candidatos ao nosso maior prêmio do ano, afinal, as notícias com estrelas do esporte que quebram as regras de isolamento são quase que semanais, com uma série de jogadores de futebol da Inglaterra liderando a corrida, como Phil Foden, Mason Greenwood, Jack Grealish, Kyle Walker e Callum Hudson-Odoi. No entanto, o prêmio vai para uma estrela do tênis, não menos do que o número 1 do mundo: Novak Djokovic", escreveu a publicação.

O Daily Mail ainda reforçou que a "premiação" não tinha relação com o incidente no US Open, quando Djoko acertou a bola em uma das juízas de quadra e foi desclassificado - "Não chega perto de ser seu momento mais polêmico do ano".

"O sérvio organizou o torneio Adria Tour durante o período de confinamento em junho, o que lhe deu lugar no ranking mundial 'Covidiota'", prossegue o texto. "Sem distanciamento social, multidões em vídeos de estrelas festejando juntas em boates, não foi nenhuma surpresa quando o segundo dos quatro eventos programados após a covid-19 infectar vários dos concorrentes - incluindo Novak e sua esposa, Jelena".

Em virtude da pandemia, a ATP já anunciou mudanças no calendário de 2021 do tênis mundial. O primeiro Grand Slam da temporada, o Aberto da Austrália, estava marcado para 18 de janeiro, mas só deve começar em 8 de fevereiro a pedido das autoridades de saúde australiana, que exigem um período de quarentena para evitar a propagação do vírus.