Topo

Croácia quebra série de Soares e Melo e deixa Brasil perto do rebaixamento

Fabio Aleixo

Do UOL, em Florianópolis

19/09/2015 14h34

Se havia um ponto que era dado como certo para o Brasil contra a Croácia na repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis era o das duplas. Mas neste sábado, os croatas surpreenderam e agora estão a um triunfo de assegurar vaga na elite em 2016 e rebaixar o Brasil para o Zonal Americano. Os europeus lideram por 2 a 1.

Ivan Dodig e Franko Skugor fizeram 3 a 1 (6-0, 3-6, 7-6 [7-2] e 7-6 [7-3]) e acabaram com uma série de oito jogos de invencibilidade de Bruno Soares e Marcelo Melo na Davis. Foi apenas o segundo revés em 11 partidas da parceria na história do torneio.

O último revés de ambos havia acontecido em 2010, contra a Índia, fora de casa.

"(Este resultado e o Brasil estar atrás em 2 a 1) não é uma surpresa porque venho falando ao longo da semana que este é um confronto parelho. O (Marin) Cilic decidiu não vir, pois aí a Croácia seria superior. Mas agora as forças se equivalem. Estas coisas acontecem, mas o Bruno e o Marcelo têm muito crédito", afirmou o capitão brasileiro João Zwetsch.

"Hoje faltaram detalhes e os croatas tiveram muito mérito", afirmou Soares.

Com este resultado, Thomaz Bellucci se vê obrigado a vencer Borna Coric neste domingo para manter o Brasil vivo e forçar a quinta partida entre João Souza, o Feijão, e Mate Delic. As escalações ainda podem ser alteradas.

"Para mim, seria uma surpresa se entrássemos no último dia perdendo de 3 a 0. Estamos em uma grande posição, mas ainda precisamos de uma vitória", disse o capitão croata Zeljko Krajan, que não deu pistas se manterá Delic para o quinto jogo ou poderá escalar Dodig.

Massacre croata

O que se viu no primeiro set foi um cenário totalmente atípico, com os tenistas brasileiros irreconhecíveis em quadra e sendo presas fáceis para os adversários. Os croatas precisaram só de 26 minutos para fecharem o set. Soares e Melo conseguiram fazer somente 15 pontos e não impuseram resistência alguma.

De volta aos trilhos

Os brasileiros trataram de passar uma borracha no que havia acontecido e melhoraram bastante. Na segunda parcial não cederam nenhuma quebra e conseguiram encaminhar a vitória ao quebrarem o serviço dos rivais no oitavo game para fazer 5-3 e na sequência 6-3. Com isso, conseguiram trazer o público de volta para a partida.

Oportunidades não faltaram, mas brasileiros vacilaram

No terceiro set, os brasileiros tiveram inúmeras chances de tomar a dianteira no marcador. Só no quinto game, foram seis as oportunidades de break point desperdiçadas no saque de Skugor. Uma quebra ali poderia ter sido decisiva para abrir 3-2.

Mas o equilíbrio deste game se refletiu no restante do set, decidido no tie-break. E aí mais uma vez os croatas se deram melhor e escutaram a torcida.

Quebra no 7º game, torcida irritada e esperança frustrada

Sem jogar bem, os brasileiros começaram a irritar os torcedores. Reclamações eram constantes a cada erro. Sem se importar com isso, os croatas pressionaram, quebraram no sétimo game para fazer 4 a 3 e seguir rumo ao triunfo. Com 5-4 a favor, os croatas sentiram a pressão da torcida e acabaram perdendo o serviço. O equilíbrio voltou e o set foi decidido no tie-break.

No game decisivo, Ivan Dodig e Franko Skugor foram firmes para garantir melhor desempenho e fechar o jogo com um 7-3. 

Programação

Sexta-feira
Thomaz Bellucci  3 x 1 Mate Delic - 6-1, 6-4, 3-6 e 6-4

Sábado
João Souza 0 x 3 Borna Coric - 4-6, 6-7 (5-7) e 1-6
Bruno Soares/Marcelo Melo 1 x 3 Ivan Dodig/Franko Skugor - 0-6, 6-3, 6-7 [2-7] e 6-7 [3-7]

Domingo
10h - Thomaz Bellucci x Borna Coric
A seguir - João Souza x Mate Delic