Brasileira pode ter surfado a maior onda da história, de 24,3 metros
Maya Gabeira quase morreu na praia de Nazaré (Portugal) em 2013. Foram aplicadas técnicas de ressurreição cardiopulmonar para reanimar a atleta que sofreu uma queda em uma onda gigante e ficou um longo tempo submersa. Pois ela voltou ao lugar e pegou aquela que pode ser a maior onda surfada da história, com 24,3 metros.
A surfista está em Nazaré para aproveitar um swell, condição climática que resulta em ondas imensas. Como a que Maya pegou na quinta-feira e pode fazer que entre na história. A sensação foi tão boa que ela colocou várias fotos no Instagram e ainda pediu desculpas pelo grande número de posts, mas justificou que estava muito contente.
A atleta não ficou apenas na euforia e postou no Facebook um pedido para a Liga Mundial de Surfe (WSL) medir o tamanho da onda e incluir no Guinness Book a categoria feminina de onda gigante. Ocorre que se confirmar os 24,3 metros, Maya terá superado inclusive o recorde masculino que é de 23,8 metros e pertence ao americano Garrett McNamara.
Maya passa cinco meses do ano em Portugal para aproveitar a temporada de ondas gigantes. Para conseguir pegar a onda gigante, a surfista passou quatro horas no mar. Antes de ir ao mar, ela trocou de prancha. A WSL ainda não se manifestou sobre o pedido de Maya.
A brasileira não é a única que deseja uma avaliação da Liga Mundial de Surfe com este swell. O português Hugo Vau aguarda uma análise para saber se a onda que pegou na semana passada tem mesmo os 35 metros que a imprensa especializada acredita ter.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.