Topo

Kelly Slater salva surfista de afogamento em onda pesada na Austrália

Russell Bierke se recupera em hospital australianoa - Reprodução/Instagram
Russell Bierke se recupera em hospital australianoa Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/04/2017 18h32

Onze vezes campeão mundial de surfe, Kelly Slater virou herói na última quarta-feira (19). O norte-americano estava em uma sessão com ondas pesadas na região de Victoria, perto de Port Campbell, na Austrália, quando precisou resgatar o havaiano Russell Bierke, considerado uma das maiores revelações do surfe em condições extremas.

Segundo relatos de testemunhas à imprensa australiana, Bierke sofreu uma vaca durante uma sessão pesada - ondas de até cinco metros -, bateu a cabeça na prancha e ficou desacordado embaixo da água por mais de 45 segundos.

Após ser resgatado por Slater, que pilotava um jet-ski e estava acompanhado de Tom Carroll, Ryan Hipwood e Ross Clarke-Jones, o surfista precisou ser reanimado na areia, recebeu assistência médica e foi levado ao hospital de Warranambool, onde está internado e em condição estável.

Russell Bierke relatou os momentos de tensão na Austrália - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Russell Bierke relatou os momentos de tensão na Austrália
Imagem: Reprodução/Instagram

"Não é o tipo de capa que qualquer um gostaria de ter. Como todos vocês já sabem, eu passei por um momento complicado na quarta-feira. Não consigo me lembrar muito bem do incidente. Fiquei inconsciente e tomei algumas ondas na cabeça, engolindo uma quantidade considerável de água enquanto estava embaixo. Por conta de uma turma que pensou rápido ao meu redor, e um pouco de sorte, estou aqui hoje", escreveu nas redes sociais.

Russel Bierke nasceu em Oahu, no Havaí, mas foi criado em solo australiano. Com apenas 19 anos, já é considerado um dos melhores surfistas de onda gigante, já tendo faturado no ano passado o Cape of Fear (Cabo do Medo), um dos eventos mais temidos de condições extremas. Na última etapa, justamente a faturada pelo havaiano, três surfistas acabaram hospitalizados.