Topo

Jordânia será palco de Rali com a presença de uma mulher árabe

Das agências internacionais<br/> Em Southern Shuneh (JOR)

24/04/2008 14h46

Abir Batikhi se tornará nesta sexta-feira a primeira mulher árabe a competir em um campeonato mundial de Rali, na Jordânia.

A jordaniana de 38 anos já faturou diversas competições menores no deserto, mas sua opção pela disputa é rara no mundo árabe dominado pelos homens.

"É uma oportunidade excelente de mostrar ao mundo que as mulheres árabes tem todas as qualidades para estar entre os maiores atletas nos esportes masculinos", declarou Batikhi, que dirigirá um Subaru, à Associated Press.

No Rali no Oriente Médio, Batikhi está na frente de uma das 11 equipes jordanianas que competem com os melhores pilotos do mundo, incluindo o campeão mundial Sebastien Loeb, da França.

Loeb persegue uma quebra de recorde: se vencer, será o 40º título em sua carreira. Seus maiores adversários na competição são Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala.

O presidente da FIA, Max Mosley, estará presente no evento, apesar das críticas após o envolvimento em um escândalo sexual em Londres.

O Rali da Jordânia é o 50º da temporada, e será aberto oficialmente nesta quinta-feira à noite, em uma cerimônia especial.

Os organizadores da prova demoraram três anos de preparação para o evento, que será iniciado nesta sexta e termina no domingo. O percurso total terá cerca de 983.44 km, e os participantes passaram por locais históricos e bíblicos no Vale da Jordânia.