Topo

Etapa carioca ganha destaque no Circuito Mundial de skate

Do UOL Esporte<br/> Em São Paulo

14/02/2008 16h54

O Parque dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, receberá no último final de semana de fevereiro o Vert Jam, etapa inaugural do Circuito Mundial 2008 de skate. O torneio, que há alguns anos já integra o calendário internacional, terá importância ainda maior neste ano, uma vez que fará parte do primeiro Grand Slam da categoria ao lado de outras duas etapas: Praga, na República Tcheca, e Costa Mesa, nos Estados Unidos.

"O Grand Slam será a elite do skate internacional, apenas com grandes eventos. Sentimos que isso vai trazer mais exposição, prestígio e valor para cada campeonato, bem como atrair os principais skatistas profissionais", atesta Don Bostick, presidente da WCSK.

A disputa carioca começa na sexta-feira, com as eliminatórias, e termina no domingo, dia da grande final. Nesta edição, além da prova individual, serão realizadas competições de duplas e de melhor manobra. No total, a etapa distribuirá US$ 23 mil.

A rampa que servirá de palco para as disputas foi importada da Suíça, tem 18 metros de largura e 4,20 metros de altura. A madeira que reveste a última camada da pista também é importada, com um tratamento especial para resistência e durabilidade, que evita também imperfeições. A supervisão de montagem da pista é de Sandro Dias.

O brasileiro, aliás, deverá ser um dos principais participantes do Rio Vert. Pentacampeão mundial, Sandro buscará o segundo título consecutivo na etapa carioca.

Também estão confirmados o brasileiro Bob Burnquist, bicampeão do Rio Vert, o norte-americano Neal Hendrix, vice-campeão mundial em 2007, e o finlandês Jussi Korhonen, terceiro colocado no ranking mundial.