Topo

Maria Suelen vence eslovena e avança às quartas de final do judô

Maria Suelen  Altheman avança às semifinais do judô nas Olimpíadas de Tóquio-2020. - Attila Kisbenedek/AFP
Maria Suelen Altheman avança às semifinais do judô nas Olimpíadas de Tóquio-2020. Imagem: Attila Kisbenedek/AFP

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

30/07/2021 00h28

A judoca Maria Suelen Altheman fez sua estreia nas Olimpíadas de Tóquio com vitória sobre a eslovena Anamari Velensek, na categoria +78kg. No início de madrugada desta sexta-feira (30), a paulista, nascida em Amparo, deixou para trás as oitavas de final e vai enfrentar Romane Dicko, da França.

A luta começou muito parelha, sem iniciativa das duas partes. A arbitragem não tardou e aplicou punição por falta de combatividade para ambas. Na sequência, a brasileira derrubou sua adversária, conseguiu ficar por cima e ensaiou uma imobilização, mas não pontuou.

A eslovena recebeu uma segunda punição por falta de combatividade e ficou pendurada, Depois, levou uma terceira advertência por movimento irregular com cabeça, sendo eliminada.

Caminho até Tóquio

Em entrevista recente ao UOL Esporte, Maria Suelen Altheman contou quais foram os desafios para chegar às Olimpíadas. A dieta, inclusive, precisou ser reorganizada. Segundo ela, o motivo foi a necessidade de manter, mesmo sem treinos, seu peso ideal para as competições na categoria pesado: 114 kg. Apesar de ter improvisado um tatame em casa, a judoca de 32 anos reduziu drasticamente a intensidade dos treinamentos.

Outro desafio era não aumentar e nem diminuir o peso, por causa das cirurgias que teve no joelho.

Na categoria em que Suelen compete, não há limite máximo de peso. E isso casa muito bem com a maneira de pensar da judoca. "Sempre fui muito bem resolvida com meu corpo. A genética da minha família não me permite ser magra e eu nunca quis atingir esse padrão", contou.