Topo

Italiano - 2022/2023

Juventus é punida com perda de 10 pontos no Campeonato Italiano

Pavel Nedved, um dos diretores da Juventus envolvido nas acusações de crimes financeiros. - MARCO BERTORELLO/AFP
Pavel Nedved, um dos diretores da Juventus envolvido nas acusações de crimes financeiros. Imagem: MARCO BERTORELLO/AFP

22/05/2023 16h30

A Juventus foi punida com a perda de 10 pontos na classificação do Campeonato Italiano pela Corte Federal de Apelação da Federação Italiana de Futebol (FIGC), informam fontes ligadas ao processo.

O clube já foi notificado da decisão no âmbito do processo conhecido como "plusvalenze", que acusa a Velha Senhora de crimes financeiros em seus balanços, maquiando os valores reais das transações e dos resultados.

O chefe do setor esportivo da Juventus, Francesco Calvo, afirmou que o clube "não está satisfeito" com a nova punição e que estuda entrar com recurso.

"As nossas primeiras impressões são negativas. Esperávamos que o veredito chegasse antes do jogo, não agora. Fazer qualquer comentário agora é cedo, mas vamos soltar um comunicado. Há a possibilidade de recurso, mas precisamos ler as motivações para dar margem a isso", disse Calvo à DAZN.

A equipe havia sido punida pela primeira vez em 15 pontos, mas o Colégio de Garantia do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni) havia aceitado uma apelação do clube, e determinou que a punição não estava correta.

Por isso, o caso foi julgado novamente e a Procuradoria da Figc havia pedido 11 pontos de punição na tabela.

Com a decisão, a Juve cai da vice-liderança da competição, onde está com 69 pontos, para a sétima colocação, com 58 pontos.

Já os sete dirigentes envolvidos foram absolvidos nessa nova análise. O Coni havia determinado que as motivações de responsabilidades fossem refeitas e os procuradores haviam pedido oito meses de punição, que seria uma não participação em nada relacionado ao esporte.

Com isso, Pavel Nedved, Paolo Garimberti, Assia Grazioli Venier, Caitlin Mary Hughes, Daniela Marilungo, Francesco Roncaglio e Enrico Vellano não precisarão cumprir nenhuma pena.