Topo

Joanna Maranhão comemora condenação de Coaracy: Fim de ciclo de impunidade

Colaboração para o UOL

08/10/2019 16h22

A ex-nadadora Joanna Maranhão comemorou hoje a condenação na Justiça de Coaracy Nunes, presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquático (CBDA) por quase três décadas. Para a nadadora, a sentença significa "o fim de um ciclo de impunidade".

"Se um dia meu filho me perguntar onde eu estava nos últimos quase 30 anos da natação do Brasil, eu vou poder responder: do lado certo da história", escreveu Joanna no Instagram, em um post com uma imagem de si mesma quando era atleta.

Joanna disse que conversou ontem com sua mãe, Teresinha, ao telefone, e reconheceu seu apoio. "Agradeci por ela sempre ter permanecido do meu lado porque enfrentar essa galera foi barra pesada".

"Quero deixar claro que não comemoro prisão de um senhor senil e com saúde frágil. Comemoro sim o fim de um ciclo de impunidade. Comemoro o fato de não ter optado pelo silenciamento (porque parecia ser o caminho mais fácil). Acontece que a história cobra seu preço. E, nesse boleto, eu não devo um centavo", concluiu.

Coaracy Nunes foi condenado, em primeira instância, a 11 anos e cinco meses de reclusão (inicialmente em regime fechado) e outros três anos e seis meses de detenção por fraudes na gestão de recursos financeiros da entidade.

Em 2017, Coaracy foi preso preventivamente pela operação Águas Claras, da Polícia Federal de São Paulo. Joanna foi uma das testemunhas que depuseram contra o diretor, mas expressou sua frustração com outros atletas que se negaram a falar.