Topo

Ouro no Mundial, Poliana lembra drama em Londres e desabafa: 'queriam me aposentar'

Poliana Okimoto teve hipotermia, desmaiou e foi levada ao pronto socorro em Londres-2012 - Reprodução/TV Record
Poliana Okimoto teve hipotermia, desmaiou e foi levada ao pronto socorro em Londres-2012 Imagem: Reprodução/TV Record

Do UOL, em São Paulo

23/07/2013 09h15

Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha colocaram o Brasil no topo do pódio do Mundial de Desportos Aquáticos, nesta terça-feira, com o ouro e a prata, respectivamente, na prova de 10 km da maratona aquática. Para a campeã, foi o momento de desabafar após uma campanha frustrada nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e com um título em uma prova olímpica.

"Muita gente queria me aposentar, mas consegui um ouro numa prova olímpica, estou muito feliz", disse ao SporTV Poliana Okimoto, logo após a chegada, chorando muito com o resultado conquistado em Barcelona.

A frase da nadadora traz uma memória ainda bem viva do que aconteceu nos Jogos de Londres, quando ela era cotada para conquistar o ouro e acabou sofrendo uma hipotermia. Poliana desmaiou e teve de ser retirada da água pela equipe médica, e ainda assim ouviu críticas.

"Vale muito a pena quando conseguimos o objetivo, vale cada esforço. Cair na água fria, acordar cedo, valeu nosso esforço e nosso suor", acrescentou a brasileira, que já havia sido medalhista de prata na prova dos 5 km.

Ana Marcela Cunha, medalhista de prata - e de bronze nos 5 km -, também comemorou a vitória da compatriota. "Nossa, estou muito feliz, cada lágrima da Poli representa tudo o que a gente tem feito. Ela não nadou muito bem a Olimpíada, mas deu a volta por cima."