Topo

Favorito, Ryan Lochte conquista dois ouros em sua estreia no Mundial de Istambul

Ryan Lochte conquistou dois ouros em seu primeiro dia no mundial - Patrick B. Kraemer/EFE
Ryan Lochte conquistou dois ouros em seu primeiro dia no mundial Imagem: Patrick B. Kraemer/EFE

Das agências internacionais

Em Madri (Espanha)

12/12/2012 19h46

O norte-americano Ryan Lochte é o principal nome a disputar o mundial de piscina curta em Istambul, na Turquia, que começou nesta quarta-feira, e, já na sua estreia, não decepcionou. Lochte conquistou dois ouros nas duas disputas por medalhas das quais participou.

Melhor colocado nos 200 m livre, o norte-americano conquistou a marca de 1min41s92 e deixou para trás o alemão Paul Biedermann, segundo colocado com 1m42s07 e o também norte-americano Cono Dwyer, que chegou em terceiro com o tempo de 1m43s78. Os brasileiros Fernando Santos e Vinícius Waked também estavam inscritos na prova, mas terminaram em 13º e 32º lugares, respectivamente, nas eliminatórias e não se se classificaram para a final.

A outra medalha de Lochte veio em uma prova por equipes. Vencedor de três das últimas quatro edições do mundial, o time dos Estados Unidos, do qual Lochte faz parte, confirmou o favoritismo e venceu a prova de revezamento 4x100 masculina em Istambul com o tempo de 3m06s40. Os outros nadadores responsáveis pela medalha de ouro aos EUA foram Anthony Ervin, James Feigen e Matt Grevers.

Na segunda colocação do revezamento ficou a equipe da Itália, que terminou a prova em 3m07s07. Em terceiro ficaram os australianos, com a marca de 3m07s27.

Além dos dois ouros, Ryan Lochte também garantiu vaga na final dos 100 m borboleta. Apesar de garantir apenas o quarto melhor tempo nas semifinais, o norte-americano conseguiu a classificação. O melhor tempo da bateria foi de seu compatriota Thomas Shields, com 50s14, seguido pelo sul-afriacano Chad le Clos, com 50s16 e pelo holandês Joeri Verlinden, coo terceiro melhor tempo, de 50s43.

Na próxima quinta-feira, Lochte nadará as eliminatórias dos 400m medley e a final dos 100m borboleta.