Topo

Kaio, F. França e Guido levam Brasil às primeiras semis no Mundial de Dubai

Kaio Márcio nada as eliminatórias dos 100 m borboleta no Mundial de piscina curta - Satiro Sodré/CBDA/Divulgação
Kaio Márcio nada as eliminatórias dos 100 m borboleta no Mundial de piscina curta Imagem: Satiro Sodré/CBDA/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

15/12/2010 06h46

O Brasil avançou às suas primeiras semifinais do Mundial de Natação de Dubai, disputado em piscina curta, de 25 m. Kaio Márcio, Felipe França e Guilherme Guido lideraram os resultados nos Emirados Árabes, colocando-se entre os 16 melhores de suas provas. Fabíola Molina também conseguiu o feito. Nenhum deles, no entanto, esteve entre os oito primeiros, número de nadadores que se classificará para a final.

Kaio Márcio, recordista mundial dos 200 m borboleta em piscina curta, nadou o estilo em que é especialista, mas na distância de 100 m. Seu desempenho o levou apenas à décima colocação, com o tempo de 51s14, 0s76 mais lento que o líder.

CIELO É 4º NO 4 x 100 m

O Brasil conseguiu seu primeiro grande resultado no Mundial de piscina curta (25 m) nesta quarta-feira, com Cesar Cielo competindo. Na 1ª sessão de eliminatórias em Dubai, o quarteto do revezamento 4 x 100 m livre conseguiu a 4ª melhor marca, avançou à final e mostrou que pode brigar por medalha.

A primeira posição foi de Jason Dunford, do Quênia, com 50s38. Em segundo e terceiro, respectivamente, ficaram Albert Subirats, da Venezuela, e Konrad Czerniak, da Polônia. Na mesma prova, o também brasileiro Glauber Silva foi 20º.

“Foi bem melhor do que eu esperava. Este foi só o começo. Agora creio que vai dar para melhorar a tarde e entrar na final”, disse o paraibano.

Já Guido foi o primeiro a conquistar sua marca, indo para a semifinal dos 100 m costas. O brasileiro foi 12º e fez a distância em 51s74, ficando a 1s56 do líder, o russo Stanislav Donets - Jérémy Stravius (FRA) foi o segundo, seguido de David Plummer (EUA). Outro brasileiro, Leonardo de Deus foi 28º.

No peito, uma das especialidades dos nadadores brasileiros neste momento, Felipe França foi o nono colocado nas eliminatórias, enquanto Henrique Barbosa foi desclassificado. França, prata no Mundial de Roma, nadou os 100 m peito e marcou 58s67.

“Cansei um pouco, mas é normal no início da competição. Fiz um tempo bem perto do que tinha feito no Finkel (58s71). Para entrar na final acho que vai ser necessário fazer na casa dos 57 segundos e vou precisar forçar um pouco”, avaliou França.

O melhor da prova foi o italiano Fabio Scozzoli, com 57s60, seguido por Vladislav Polyako, do Cazaquistão, e Mihail Alexandrov, dos EUA.

Meninas

As brasileiras não tiveram um desempenho tão bom, mas Fabíola Molina conseguiu vaga na semifinal dos 100 m costas feminino com uma 12ª colocação. Ela anotou o tempo de 58s88, 1s55 atrás da norte-americana Melissa Franklin, primeira nas eliminatórias. Etiene Medeiros foi a 30ª.

Faltou sorte a Tatiane Sakemi, que foi 17ª, a apenas uma posição da classificação à semifinal dos 50 m peito. Ela fez o tempo de 31s38, 1s28 mais lenta que a líder Yulia Efimova, da Rússia. Julyana Kury, também do Brasil, foi 26ª.