Topo

MMA


Shields diz que torcida intimida e vê Demian pressionado por cinturão

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

21/08/2013 08h10

Jake Shields é veterano no MMA: aos 34 anos é ex-campeão do Strikeforce, lutou pelo cinturão do UFC contra Georges St-Pierre e venceu astros como Dan Henderson em lutas nos Estados Unidos, Japão, Costa Rica... No próximo dia 9 de outubro, ele encara Demian Maia, em sua estreia no Brasil. E, apesar de toda a bagagem que traz, o norte-americano admite que o público brasileiro é uma preocupação.

Um especialista em jiu-jítsu, mas também muito forte no wrestling e na trocação, Shields tem ligação íntima com o Brasil. Devido à arte suave, já veio ao país e treinou e treina com muitos brasileiros.

“É a minha primeira vez lutando no Brasil, é algo que sempre quis fazer”, contou ele, ao UOL Esporte, admitindo: “É um pouco intimidador enfrentar um brasileiro no Brasil.”

Os gringos que são escolhidos para lutar nos cards brasileiros têm sofrido com a pressão dos gritos do público. “Eu ouvi falar que (os brasileiros) são muito apaixonados e agressivos. Eu faço jiu-jítsu e conheço muitos brasileiros. Vim aqui algumas vezes. É um pouco intimidador vir enfrentar um brasileiro, mas estou pronto para isso”, afirmou.

Shields já esteve na posição de Demian, em que uma vitória pode levar diretamente à disputa de cinturão. Em 2010, o ex-campeão do Strikeforce chegou ao Ultimate vindo de uma expressiva vitória contra Dan Henderson. Ele venceu uma fraca luta contra Martin Kampmann e em seguida desafiou Georges St-Pierre, de quem perdeu por pontos.

Para o norte-americano, o peso de ter de vencer para garantir o title shot será grande.

“Se ele vencer essa luta ele deve ganhar o title shot, e eu acho que ele merece”, elogiou o estrangeiro. “Mas isso é, com certeza, muita pressão. Isso pode afetá-lo. E eu não venho para facilitar. Vou fazer o meu melhor para batê-lo e ganhar a minha chance pelo cinturão.”

O UFC de Barueri terá Demian x Shields na luta principal e outros brasileiros em destaque. Erick Silva encara Dong Huy Kim também no meio-médio, Thiago Silva pega Matt Hamill e o campeão do TUF Rony Jason faz duelo com Jeremy Stephens.

Demian: se vencer, devo lutar pelo cinturão