Topo

Brasileiros são eliminados, e país termina dia sem medalha pela 1ª vez

Victor Penalber caiu na terceira fase após sofrer ippon e foi eliminado no Mundial de Judô - Marcio Rodrigues / MPIX
Victor Penalber caiu na terceira fase após sofrer ippon e foi eliminado no Mundial de Judô Imagem: Marcio Rodrigues / MPIX

Do UOL, em São Paulo

29/08/2013 12h47

Os lutadores brasileiros Victor Penalber e Katherine Gomes foram eliminados no Mundial de Judô. Penalber caiu na terceira fase, enquanto Katherine foi eliminada na segunda. Foi o primeiro dia que o país terminou sem obter medalha em quatro de disputas no Rio de Janeiro.

O Brasil havia conquistado uma medalha por dia até então: Sarah Menezes (bronze) na segunda-feira, Érika Miranda (prata) na terça e Rafaela Silva (ouro) na quarta.

Primeiro colocado no ranking mundial, Penalber emplacou dois ippons e vinha em boa sequência, mas se descuidou e foi eliminado pelo francês Loic Pietri na terceira luta.

“A gente sempre fala que no judô, um segundo de descuido pode valer a luta e a competição. Acho que é bola pra frente, absorver a queda. Isso que tem que fazer para voltar mais forte”, falou Penalber para o Sportv logo após ser eliminado.

Katherine venceu a guatemalteca Yennifer Dominguez sem muita dificuldade, mas perdeu para a holandesa Anicka Van Emden após sofrer dois shidôs.

"Já sabia que seria uma luta dura. A gente teve a oportunidade de treinar na Holanda, e eu havia treinado com ela. Sabia que a pegada seria fundamental. Infelizmente tomei um shidô por ataque falso, o que deu uma pequena vantagem que ela adquiriu. Não consegui a pontuação que necessitava para superar os shidôs que tinha tomado”, justificou a brasileira.

Sem chances de medalha no quarto dia de disputas, o Brasil até agora ocupa a segunda colocação do quadro geral do Mundial de Judô, com um ouro, uma prata e um bronze.