Topo

Moana Jones Wong bate Carissa Moore e vence etapa de Pipeline

06/02/2022 17h42


Após coroar Kelly Slater neste sábado, as ondas de Pipeline foram dominadas pela havaiana Moana Jones Wong, conquistando a primeira etapa do Mundial de Surfe da WSL (World Surf League). Jones Wong bateu a campeã olímpica Carissa Moore (14.34 x 03.73) em uma atuação segura que a garantiu seu primeiro título na WSL.

+ CBF divulga as primeiras partidas do Brasileirão Série A 2022; confira

SEMIFINAL: MOANA E MOORE AVANÇAM SEM SUSTOS
Pela tarde, a partir das 15h pelo horário de Brasília, Tyler Wright (Austrália) x Moana Jones Wong (Havaí) e Clarissa Moore (Havaí) x Lakey Peterson (Estados Unidos) foram ao mar. Diferentemente do dia anterior, que havia sofrido com as ondas mais lentas, as atletas surfaram logo na primeira chamada

A convidada local Moana (7.67 e 6.33) avançou na semifinal 1, totalizando 14 pontos, contra 9.76 de Tyler (8.83 e 0.93). Em entrevista, a novata se emocionou com o a classificação. Já na semifinal 2, Moore obteve 7.84 pontos (3.17 e 4.67) com tranquilidade. A surfista Lakey Peterson (0.93 e 0.33) terminou com 1.26.

FINAL: MOANA JONES WONG GARANTE VITÓRIA INÉDITA
Moana Jones Wong conseguiu abrir uma vantagem de dez pontos rapidamente, garantindo seus 14.34 pontos nas duas primeiras ondas (6,67 e 7.67). A campeã ainda pegou mais quadro ondas mas que não foram pontuaram melhor do que as anteriores. Enquanto isso, Carissa Moore teve dificuldades para encostar em Jones Wong, somando apenas 3.73 (2.00 e 1.73) e pegando metade das ondas de sua rival.

NOVIDADE NA TEMPORADA 2022
A World Surf League (WSL) apontou, nesta temporada, para a equiparação entre homens e mulheres na elite do surf mundial. Dessa fora, é a primeira vez que a praia havaiana recebe uma competição completa feminina.

Além disso, todos os surfistas terão o mesmo calendário, com 10 etapas e mesmos valores de premiação. A próxima etapa da WSL será em Cape Woolamai, na Austrália, a partir do dia 10 de fevereiro.

TATI DEIXA PIPELINE MAIS CEDO

O Brasil ficou sem uma representante na decisão. Única brasileira a participar da etapa no Havaí, Tati Weston-Webb foi eliminada ainda nas oitavas de final para a representante local Moana Wong.

Tatiana anotou 9.44 contra 10.77 da havainana. Realizada na praia de Pipeline, uma das mais conhecidas do mundo na categoria, esta é a primeira fase da temporada 2022.

FINAL MASCULINA CONTA COM RECORDE DE KELLY SLATER
Neste sábado, a lenda Kelly Slater, aos 50 anos, venceu a etapa entre os homens. Onze vezes campeão do mundo, o americano derrotou o havaiano Seth Moniz, com uma pontuação de 18.77 contra 12.53. Kelly fez história ao se tornar o surfista mais velho a conquistar um prêmio dentro do circuito.

Ítalo Ferreira, Caio Ibelli, Miguel Pupo e Samuel Pupo foram os representantes brasileiros na etapa masculina. O medalhista olímpico Ítalo caiu nas oitavas de final. Miguel e Caio foram eliminados nas semifinais. Já Gabriel Medina optou por não participar da competição.