Topo

Valentim ganha apoio de elenco e torcida; Palmeiras ainda aguarda

20/10/2017 13h31

Os jogadores e a torcida do Palmeiras já deram demonstrações de apoio à efetivação de Alberto Valentim como técnico do Palmeiras. Esta possibilidade se intensificou diante da renovação de Mano Menezes com o Cruzeiro, mas o Verdão ainda trata a sucessão de Cuca com cautela. Apesar do bom início do interino, a diretoria ainda estuda qual será o escolhido para o próximo ano e não deve tomar a decisão em um futuro próximo.

Mano era um sonho antigo da diretoria palmeirense, só que nesta sexta assinou novo contrato com a Raposa até o fim de 2019. Valentim deve terminar o ano como treinador do Verdão e já disse estar pronto para tornar-se técnico - ele, oficialmente, ainda é auxiliar da comissão fixa do clube. Quando Cuca deixou o clube a primeira vez, no fim do ano passado, o elenco já havia pedido sua efetivação. Ele acabou saindo para assumir o Red Bull no Paulista, quando Eduardo Baptista foi contratado.

Alberto segue seu trabalho enquanto aguarda uma definição. Ele diz que seu foco é no próximo jogo, mas avisou não ter dúvida de que está pronto para ser técnico em qualquer equipe. Ainda não houve um contato da diretoria com ele para tratar de 2018.

O interino não é tratado como a única opção palmeirense, mas fará parte das avaliações da diretoria daqui até o fim do ano. Embora o clube esteja atento ao mercado, nenhum outro nome foi cogitado até o momento, ao mesmo tempo em que o cenário vai ficando favorável a Alberto. Ele terá, pelo menos, nove jogos até acabar o Brasileiro para provar que está pronto para o cargo.

Quando voltou em maio, a pedido de Cuca, Valentim já era tratado como a opção do futuro no Palmeiras. Mas o primeiro plano era ser o sucessor do técnico campeão brasileiro no fim do ano que vem. A troca precoce de comando acabou mudando os planos no Palmeiras.

Conselheiros próximos a Maurício Galiotte também já admitem pedir sua efetivação ao presidente. A meta do atual comandante é levar o Palmeiras a uma vaga na fase de grupos da Libertadores. No momento, o time é o terceiro colocado do Brasileiro com 50 pontos, a nove do líder Corinthians.