Topo

Do espetáculo à raça, Cuca vê dois Palmeiras de sucesso no Brasileiro

Cuca está próximo de seu primeiro título brasileiro - Friedemann Vogel/Getty Images
Cuca está próximo de seu primeiro título brasileiro Imagem: Friedemann Vogel/Getty Images

22/11/2016 07h00

Durante boa parte do segundo turno, as análises sobre o Palmeiras questionavam a beleza no jogo do líder. Para Cuca, a mudança ocorreu ainda na primeira metade da competição. Após empolgar com um futebol envolvente no início do campeonato, o time trocou o espetáculo pela raça e conseguiu resultados, já que pode garantir o título no domingo, com uma rodada de antecedência.

O motivo para esta nova "cara" foi a pressão dos 22 anos de jejum no clube. Quando o time alviverde perdeu para o Atlético-MG em casa no fim do primeiro turno, Cuca viu o time perder a tranquilidade do início.

"O Palmeiras até aquele jogo do primeiro turno era um. Jogava bonito, tranquilo, colocava os meninos para jogar, Vitinho (meia do sub-20), jogava com naturalidade, porque era uma etapa do campeonato. Quando tivemos o momento ruim contra Atlético (0 a 1), Botafogo (1 a 3) e Chapecoense (1 a 1), era um jogo decisivo contra o Vitória, não tinha mais a confiança para fazer aquilo. E aprendemos a jogar pelo resultado para ser campeão", analisou.

Na primeira metade do Brasileiro, o Palmeiras fez alguns de seus melhores jogos. Até enfrentar o Atlético-MG, eram seis vitórias por, pelo menos, dois gols de diferença, incluindo duas goleadas por 4 a 0 (sobre Atlético-PR e Figueirense). Desde os três jogos ruins no fim do primeiro turno, são só três vitórias por dois gols de diferença. Todas as outras terminaram com a diferença mínima.

Só que neste período com jogos mais apertados no segundo turno, o Palmeiras teve aproveitamento altíssimo, de quase 75% dos pontos.

"Paramos ali de ser um time de espetáculo, de meninos, que eram promessas para ser um time que quer ser campeão. São dois estilos bonitos, tanto aquele que jogava, como a alma que eles colocam agora para ser campeões. Os meninos viraram homens na competição e isto é muito bonito de se ver", completou.

Contra o Botafogo, o Palmeiras teve semelhanças com o time do primeiro turno. Marcou o time carioca sob pressão no campo de ataque, criou jogadas bem trabalhadas e dominou a posse de bola. O triunfo deixou o time a um ponto do título brasileiro.

Aliando o bom futebol do primeiro turno com a pegada do segundo, o Palmeiras hoje é o dono do segundo melhor ataque, melhor defesa, maior saldo de gols, é o melhor visitante e a equipe que mais somou pontos em cada um dos turnos. Independentemente de sua preferência, é inegável que a estratégia funcionou.

Quer receber notícias do Palmeiras de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.