Maior ídolo do Fla, Zico foi crucial para Nova Iguaçu conseguir crescer

Adversário do Flamengo na final do Campeonato Carioca, o Nova Iguaçu tem uma gratidão eterna a Zico. O ídolo máximo do Rubro-Negro atuou no desenvolvimento da estrutura do clube.

O que aconteceu

Zico teve participação decisiva na cessão do terreno onde fica o CT do Nova Iguaçu. Foi em 1991, um ano depois da fundação do clube.

O Galinho de Quintino era o então secretário de Esportes do governo Fernando Collor. O ídolo rubro-negro ajudou em toda a parte política e burocrática para que o clube da Baixada Fluminense adquirisse o espaço de 135 mil m².

Zinho, ex-companheiro de Zico no Flamengo, foi o responsável por fazer essa ponte entre o Nova Iguaçu e o então secretário. O hoje comentarista da Espn é natural da cidade e tem história no clube, como o UOL já contou e você pode ler aqui.

O momento, inclusive, está eternizado na sala da presidência do Nova Iguaçu. Há um quadro com uma reportagem do "O Globo" sobre a cessão do terreno e uma foto de Zico com os dirigentes do clube da Baixada Fluminense.

O Zinho marcou uma audiência comigo e com o grupo que tinha fundado o Nova Iguaçu. Eles me explicaram qual era o problema, tinha um terreno militar que não era usado, eu corri atrás, levei o problema aos meus superiores, a coisa foi caminhando e deu certo. Ficamos felizes. Eu, pessoalmente, por eles terem feito um belo CT. Foi aos poucos, com os pés no chão, e hoje parece que tem um mini estádio lá (Laranjão)
Zico

Sala da presidência do Nova Iguaçu tem quadro com reportagem da ajuda de Zico
Sala da presidência do Nova Iguaçu tem quadro com reportagem da ajuda de Zico Imagem: Arquivo Pessoal / O Globo

Zico revelou um carinho especial pelo Nova Iguaçu por conta da história. Além disso, citou o ex-atacante Deivid, revelado pelo clube da Baixada Fluminense e que foi seu jogador no Fenerbahçe, onde foram campeões turcos.

"O Nova Iguaçu revelou grandes jogadores. No futuro revelou um que foi muito importante na minha época de Fenerbahçe, que foi o Deivid, artilheiro no Brasil por onde passou. E está aí, os frutos demoram, mas às vezes aparecem. Lógico que fica sempre aquele carinho de torcer para o time, de vê-lo crescer. Disso veio uma amizade muito grande tanto com o Jânio [Moraes) quanto com o Jorge [irmãos que são donos do clube]. Só que agora, dessa vez [na final do Carioca], não vai dar para torcer para o Nova Iguaçu [risos]".
Zico

Continua após a publicidade

Zico como secretário de Esportes da Presidência da República

Zico ficou como secretário de Esportes da Presidência da República entre 1990 e 1991.

Seu projeto mais conhecido foi a "Lei Zico", que diminuiu o poder dos clubes sobre os jogadores e abriu pela primeira vez a possibilidade do futebol ser uma sociedade anônima, como acontece hoje com as SAFs.

Um dos pontos mais polêmicos da lei foi a captação de recursos financeiros para agremiações através de bingos. Aliados de Fernando Collor pressionaram o então presidente e o político decidiu engavetar o projeto, fazendo com que Zico se desligasse do cargo.

Deixe seu comentário

Só para assinantes